18 de Outubro 2023 - Publicado há 194 dias, 6 horas e 41 minutos
Fórum das Migrações reúne nas ilhas do Faial e Pico
location Ponta Delgada

Direção Regional das Comunidades

A Presidência do Governo dos Açores, através da Direção Regional das Comunidades, organiza o primeiro Fórum das Migrações dos Açores, nos dias 26 e 27 de outubro, nas ilhas do Faial e do Pico.

Esta iniciativa pretende promover e dinamizar a reflexão e o debate sobre a integração e políticas de acolhimento dos cidadãos Naturais de Países Terceiros (NPT) na Região, a nível económico, social e cultural, permitindo uma troca de experiências e de boas práticas a nível organizacional e empresarial, no contexto regional.

O encontro reúne representantes diplomáticos dos cidadãos estrangeiros nos Açores, associações de apoio a imigrantes e entidades públicas e privadas direta ou indiretamente relacionadas com a problemática regional das migrações. O programa conta ainda com a partilha de testemunhos de imigrantes a residir nos Açores.

O Fórum, de entrada livre, arranca no Faial, na quinta-feira, 26 de outubro. A sessão de abertura, presidida pelo Diretor Regional das Comunidades, José Andrade, está marcada para as 09h30, e as sessões plenárias dos painéis temáticos decorrem ao longo dia no auditório daBiblioteca Pública e Arquivo Regional João José da Graça, na cidade da Horta.

A Conferência de Abertura, pelas 09h45, está a cargo de Sónia Pereira, antiga Alta-Comissária para as Migrações e atual vogal do Conselho Diretivo da nova Agência para a Integração, Migrações e Asilo (AIMA).

O primeiro painel, pelas 10h15, denomina-se “Políticas de acolhimento e integração de imigrantes nos Açores” e conta com as intervenções de Cristina Casas, do Alto Comissariado para as Migrações, e de representantes da Associação de Municípios da Região Autónoma dos Açores, José António Soares, e da Direção Regional das Comunidades, Nuno Cardoso Dias, sob moderação de Roberto Morais, chefe da delegação do Faial da RTP/Açores.

No segundo painel, pelas 11h15, são abordadas as "Estratégias de Integração Social de imigrantes nos Açores”, com o contributo de Leoter Viegas, da Associação dos Imigrantes nos Açores (AIPA), de Nélia Viveiros, do Gabinete de Apoio a Migrantes da CRESAÇOR, e de Sílvia Branco, da Unidade de Apoio a vítimas Migrantes e de Discriminação da APAV. Amoderação desta sessão é conduzida por Jorge Costa Pereira, diretor do jornal Tribuna das Ilhas.

Os trabalhos prosseguem, pelas 14h30, com o terceiro painel intitulado “Integração sócio laboral de imigrantes nos Açores”, no qual marcam presença a Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal - Delegação dos Açores, representada por António Cardoso, a Associação dos Industriais de Construção Civil e Obras Públicas dos Açores, por Francisco Morais, a Câmara do Comércio e Indústria dos Açores, por Francisco Rosa, e a Direção Regional de Qualificação Profissional e Emprego, por Nuno Gomes, sob moderação de Manuel Tomás, diretor do jornal Ilha Maior.

Dedicado ao tema “Perspetivas sobre os cidadãos estrangeiros nos Açores”, o último painel do dia, previsto para as 15h30, envolve a presença de representantes diplomáticos de Países Terceiros na Região, nomeadamente os Cônsules Honorários de Cabo Verde, Guilherme Bettencourt, do Canadá, Melinda Stokreef, e da Turquia, Francisco Teves, e é moderado pelo Diretor Regional das Comunidades.

O programa culmina com a realização de um apontamento intercultural, a decorrer pelas 16h30, protagonizado pela atriz brasileira Eleonora Marino Duarte.

No segundo dia de trabalhos, 27 de outubro, o programa inicia-se às 09h30 com o último painel deste Fórum subordinado à temática dos “Percursos de integração de imigrantes nos Açores”. Esta sessão, moderada pelo Diretor Regional das Comunidades, conta com a participação de cidadãos de países terceiros residentes nas nove ilhas da Região: Mirella Lima (Corvo), Cláudia Madeira (Flores), Cristiano Fonseca (Graciosa), David Callus (Terceira), Gabriele Nogueira (São Jorge), Admilson Pina (Pico), Sorangel Veliz (Faial), JessicaFerrary (São Miguel) e Liliana Oliveira (Santa Maria).

O Presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro, preside à sessão de encerramento do Fórum das Migrações, agendada para as 11h00. O Presidente da Câmara Municipal da Horta, Carlos Ferreira, e o Diretor Regional das Comunidades, José Andrade, marcam igualmente presença nesta sessão.

Na parte da tarde, o programa desenvolve-se na Madalena do Pico, estando prevista uma visita ao Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes da ilha do Pico (CLAIM), pelas 15h15.

Pelas 16h00, inicia-se um encontro dos participantes do Fórum com as comunidades imigrantes na ilha do Pico, incluindo breves intervenções do Presidente da Câmara Municipal da Madalena, José António Soares, do Diretor Regional das Comunidades, José Andrade, e do Presidente da Associação dos Imigrantes nos Açores (AIPA), Leoter Viegas, nos Paços do Concelho da Madalena.

O encontro termina com um momento intercultural ao som da música de Tânia Monteiro (Cabo Verde) e da poesia de Eleonora Marino Duarte (Brasil).

A realização desta iniciativa no Faial e no Pico reconhece que cerca de 27% da população de NPT da Região residem atualmente nestas duas ilhas.

O Fórum das Migrações integra o projeto Ilhas Interculturais, uma organização conjunta da Direção Regional das Comunidades e da AIPA – Associação dos Imigrantes nos Açores, financiada pelo Fundo para o Asilo, a Migração e a Integração (FAMI) e pelo Alto Comissariado para as Migrações (ACM).

© Governo dos Açores | Fotos: DRCom

Partilhar