5 de Junho 2023 - Publicado há 297 dias, 4 horas
Concurso “Lixo Zero no Mar dos Açores” arranca dia 8 de junho
location Horta

Direção Regional de Políticas Marítimas

O Concurso “Lixo Zero no Mar dos Açores”, para a recolha de lixo marinho pela frota comercial de pesca, arranca já no dia 8 de junho em parceria com as associações de pesca regionais

Esta iniciativa resulta da proposta vencedora do Orçamento Participativo da Região Autónoma dos Açores, na temática “Mar e Pescas”, em 2021, e é tutelada pela Secretaria Regional do Mar e das Pescas, através da Direção Regional de Políticas Marítimas e da Direção Regional das Pescas.  

O concurso, que conta com a participação de 24 embarcações de pesca, pretende mobilizar e sensibilizar os pescadores açorianos para a recolha de lixo marinho durante os períodos que desempenham a sua atividade, com particular ênfase em artes de pesca perdidas ou abandonadas. 

Esta é uma iniciativa que conta com a colaboração das diversas associações de pesca das diversas ilhas da região, Federação das Pescas dos Açores, Lotaçor e Observatório do Mar dos Açores.  

O concurso decorrerá entre o dia 8 de junho (Dia Mundial dos Oceanos) e 31 de setembro de 2023, sendo os resultados apresentados no dia 16 de novembro (Dia Nacional do Mar). 

Para mais informações, o regulamento do concurso encontra-se disponível no portal da Secretaria Regional do Mar e das Pescas (Secretaria Regional do Mar e das Pescas - Secretaria Regional do Mar e das Pescas - Portal (azores.gov.pt)).

© Governo dos Açores

Partilhar