26 de Março 2023 - Publicado há 64 dias, 18 horas e 11 minutos
Governo Regional empenhado em mostrar os “Açores contemporâneos” à diáspora, realça Sofia Ribeiro
location Ponta Delgada

Secretaria Regional da Educação e dos Assuntos Culturais

A Secretária Regional da Educação e dos Assuntos Culturais, Sofia Ribeiro, sublinhou no sábado que o Governo Regional está com “efetivo empenho” em mostrar à diáspora, nomeadamente no campo cultural, os “Açores contemporâneos” e “do mundo digital”.

“Aquilo que pretendemos é dinamizar a nossa rede de Casas dos Açores e contribuir para este melhor conhecimento dos Açores contemporâneos, aqui no Brasil, no Estado do Rio Grande do Sul, no município de Porto Alegre, como noutras geografias”, sublinhou a governante.

Sofia Ribeiro falava após um encontro com o Prefeito Municipal de Porto Alegre, Sebastião Melo, tendo na ocasião sido formalizado o protocolo de constituição do Centro Cultural Açoriano de Porto Alegre, um dos dez municípios que receberá um espaço cultural da Região.

“O Governo dos Açores mostra o seu efetivo empenho em dinamizar a nossa diáspora neste lado do Atlântico”, frisou ainda Sofia Ribeiro.

As novas gerações, e em concretas escolas, serão certamente valiosas para “passar esta mensagem de conhecimento” mútuo, prosseguiu a Secretária Regional, lembrando o papel das comunicações digitais neste sentido.

Antes do encontro com o Prefeito de Porto Alegre, Sofia Ribeiro depositou uma coroa de flores no Monumento dos Açorianos na cidade, em memória daqueles que povoaram o Estado do Rio Grande do Sul e fundaram a Cidade de Porto Alegre.

Posteriormente, a governante fez uma visita cultural a Santo Amaro do Sul, um dos primeiros povoados de colonização açoriana no Rio Grande do Sul.

O Diretor Regional das Comunidades, José Andrade, integra também a comitiva Açoriana, que conta também, a nível local, com a Presidente da Casa dos Açores do Rio Grande do Sul, Viviane Peixoto Hunter, e o Conselheiro da Diáspora Açoriana pelo Estado, Régis Marques Gomes.

© Governo dos Açores | Fotos: GRA

Partilhar