Igreja de São José da Ribeira Chã classificada como Imóvel de Interesse Público
Secretaria Regional da Cultura, da Ciência e Transição Digital
A Secretaria Regional da Cultura, Ciência e Transição Digital, através da Direção Regional da Cultura, acaba de classificar, como bem imóvel de interesse público, a Igreja de São José da Ribeira Chã, na cidade da Lagoa, ilha de São Miguel.
Na classificação, deliberada por Resolução do Conselho do Governo n.º 168/2021, de 9 de julho, encontra-se especificada as delimitações da área a classificar e a respetiva zona de proteção de 50 metros, bem como a legislação aplicável, respeitante ao regime jurídico de inventariação, classificação, proteção e valorização dos bens culturais da Região Autónoma dos Açores.
Da autoria do arquiteto açoriano Eduardo Read Henriques Teixeira, o edifício destaca-se pela sua implantação isolada no terreno e apresenta uma volumetria pura e assimétrica, em consonância com a estética modernista, que contempla a incorporação de materiais locais, como a pedra de basalto.
A Direção Regional da Cultura informa que estes e outros eventos estão disponíveis, para consulta na Agenda Cultural do Portal Cultura Açores, no seguinte endereço eletrónico: www.culturacores.azores.gov.pt.