Rede de Centros de Ciência dos Açores

 

A Rede de Centros de Ciência dos Açores (RECCA) é uma estrutura criada pelo Governo dos Açores que agrega diversos espaços de divulgação científica. Para além dos objetivos comuns de promoção da cultura científica, em diferentes áreas do conhecimento, liga-os o caráter interativo e de abertura à comunidade.

Os centros agregados sob a Rede de Centros de Ciência dos Açores são estruturas dinâmicas que promovem regularmente atividades e exposições - consulte http://centrosciencia.azores.gov.pt/ para ficar a par da agenda de divulgação científica.

A partir de 2022, e para além dos centros agregados, a rede passa também a contar com os seguintes Centros de Divulgação Científica Associados: o Centro Ambiental do Priolo, a Kairós e a RAEGE.

Expolab - Centro de Ciência Viva
O Expolab está especialmente vocacionado para a promoção do conhecimento científico nos diferentes domínios das Ciências Naturais e da Tecnologia, privilegiando a experimentação e as atividades laboratoriais. 

Observatório Astronómico de Santana - Açores
O OASA, como Centro de Ciência, centra a sua atividade na divulgação científica de temáticas relacionadas com a Astronomia e com o conhecimento do Universo. 

Observatório do Ambiente dos Açores
A ação do OAA centra-se na promoção de atividades de experimentação e de divulgação científica de temáticas relacionadas com o Ambiente.

Observatório do Mar dos Açores
O Observatório do Mar é um Centro de Ciência que se dedica à promoção e desenvolvimento de atividades de divulgação das Ciências Marinhas, em particular no que concerne ao mar dos Açores.

Observatório Microbiano dos Açores
O OMIC promove o conhecimento sobre a biodiversidade e a ecologia microbiana, sublinhando a sua importância para o equilíbrio e a evolução dos ecossistemas na Terra, com particular atenção para os ecossistemas açorianos. 

Observatório Vulcanológico e Geotérmico dos Açores
O OVGA desenvolve atividade de investigação aplicada e de divulgação científica na área da Vulcanologia, da Sismologia e da Geotermia.

Centro Ambiental do Priolo (Centro de Divulgação Associado)
O Centro Ambiental do Priolo é a porta de entrada para a área protegida de maior dimensão das Terras do Priolo, promovendo uma visitação informada e sustentável dos concelhos de Nordeste e Povoação.  

A agregação dos Centros de Divulgação Científica e Tecnológica dos Açores na Rede dos Centros de Ciência dos Açores remonta a 2013 (Despacho n.º 688/2013, de 17 de abril), com os objetivos de, entre outros, dinamizar ações para a promoção e disseminação do conhecimento científico e motivar a população em geral e os jovens em particular para as diversas áreas das ciências.

A experiência e os resultados obtidos comprovaram o sucesso da Rede ao longo dos anos e, em 2020, fundamentaram a implementação de novas medidas de desenvolvimento, vertidas no novo modelo de governação RECCA 2030, aprovado pela Resolução do Conselho do Governo n.º 174/2020 de 30 de junho de 2020.

Documentos