Experimentação e novas aprendizagens

Rede de Clubes de Programação e Robótica

A Rede de Clubes de Programação e Robótica nasce do reconhecimento de que só uma sólida formação e qualificação de recursos humanos nas áreas das STEM (ciência, tecnologia, matemática, engenharia) garante o aumento dos índices de empregabilidade e de sucesso profissional dos jovens, por um lado, e, por outro, dos níveis de inovação e competitividade das empresas regionais.

Desde 2018, a Direção Regional da Ciência e Transição Digital realizou um investimento global de 303.409,50 euros na totalidade dos Clubes de Programação e Robótica. No ano de 2021 foram apoiados 36 clubes, no valor global de 64.000 euros.

Damos as boas vindas ao novos clubes que integraram a rede recentemente. Com a adição dos clubes instalados nas escolas secundárias da Ribeira Grande e Vila Franca do Campo, a rede conta, em 2022, com trinta e oito clubes de programação e robótica.

A DRCTD implementa, desde 2021, uma nova modalidade de financiamento aos Clubes de Robótica, consubstanciada em protocolos plurianuais entre a Secretaria da Cultura, da Ciência e Transição Digital e as respetivas entidades de gestão dos clubes. A nova modalidade permite reduzir a burocracia e conferir maior previsibilidade de apoios ao longo da legislatura. 

A Rede de Clubes de Programação e Robótica tem por objetivo promover a literacia científica nos jovens em idade escolar e desenvolver a cidadania através da promoção de pedagogias orientadas para as competências digitais. Os clubes estão instalados em laboratórios escolares de referência na área das STEM, em geral, e nas áreas da informática, robótica e programação, em particular.

A participação dos alunos nestes espaços educativos permite-lhes ter acesso a novas áreas das ciências tecnológicas, melhorar a capacidade de resolver problemas, a experimentação e elaboração de novas aprendizagens e até desenvolver aptidões para trabalhar em grupo. 

A rede é atualmente composta por 38 clubes apoiados pela DRCTD, distribuídos por escolas do ensino público (32); Universidade dos Açores (1) e escolas profissionais (5).

 


No âmbito deste projeto, os Açores contam com: 

  • Clubes em todas as ilhas 
  • Clubes em 18 dos 19 concelhos
  • 97 professores envolvidos
  • 935 alunos inscritos nos clubes
  • Realização de 219 ações pelos clubes

A Rede de Clubes de Programação e Robótica teve início com a implementação do projeto piloto destinado à criação e consolidação de Clubes de Robótica em 6 escolas da RAA ( Escola Manuel de Arriaga, Escolas Básica e Secundária de Santa Maria e das Flores, Escola Básica Integrada de Angra do Heroísmo, Escola Secundária das Laranjeiras e na Escola de Novas Tecnologias dos Açores - ENTA).

Relatórios anuais dos Clubes de Programação e Robótica