26 de Janeiro 2023 - Publicado há 544 dias, 3 horas e 46 minutos
Programa Blue Azores em Santa Maria para debater a revisão da rede de Áreas Marinhas Protegidas dos Açores
location Ponta Delgada

Secretaria Regional do Mar e das Pescas

O Programa Blue Azores, liderado pelo Governo Regional dos Açores e centrado na conservação e no uso sustentável dos recursos marinhos, vai estar na ilha de Santa Maria para iniciar o processo participativo direcionado às áreas costeiras do arquipélago (da linha de costa até às seis milhas náuticas), etapa crucial que contará, uma vez mais, com o contributo das várias partes interessadas, dando mais um passo para o objetivo da Estratégia Europeia para a Biodiversidade 2030, de proteger 30% do Mar dos Açores.

A primeira reunião, que será aberta a todos os residentes da ilha, decorre dia 30 de janeiro às 17h00, na Biblioteca Municipal de Santa Maria, e incluirá uma apresentação sobre Blue Azores e esclarecimentos gerais sobre a forma como decorrerá este processo participativo. 

Logo no dia seguinte, 31 de janeiro, será realizada uma segunda reunião, com vários parceiros, com vista a uma ampla representação de toda a população local.

Neste primeiro encontro, serão apresentadas também as principais conclusões dos Questionários para o Mapeamento dos Usos do Oceano local, realizados ao longo de 2022, e através dos quais foram indicadas e classificadas, por grau de importância, as zonas costeiras do oceano mais utilizadas e valorizadas, tais como áreas de pesca, atividades lúdicas, desporto e turismo.

Este Processo Participativo será realizado, ao longo de 2023, em todas as ilhas do arquipélago, estando previstas várias reuniões por ilha, para a definição, em regime de cocriação, das áreas costeiras que integrarão a nova rede de áreas marinhas protegidas dos Açores. Pretende-se que os utilizadores do mar costeiro estejam envolvidos neste processo desde o seu início, de forma representativa, através das associações e instituições que existam em cada ilha.

O Programa Blue Azores visa proteger, promover e valorizar o capital natural do mar dos Açores, com base no melhor conhecimento científico, em colaboração com a Universidade dos Açores.

© Governo dos Açores

Partilhar