|
|
|
História
O Laboratório Regional de Veterinária teve a sua origem na Intendência de Pecuária de Angra do Heroísmo em 1957, com o início dos serviços de Parasitologia e de Diagnóstico Serológico da Brucelose Bovina, com o Dr. José Leal Armas. Este pequeno núcleo foi evoluindo com novos ensaios e o Laboratório acabou por mudar-se para outras instalações adaptadas às suas funções.
Após o vinte e cinco de Abril, com a chegada de vários técnicos especializados ao Laboratório vindos das ex-colónias, as instalações foram ampliadas de modo a albergar novas funcionalidades.
Com a autonomia da Região, a orgânica da Secretaria sofreu uma profunda remodelação e, em 1989, o Laboratório passa a ter o estatuto de Laboratório Regional, então designado Laboratório de Sanidade Animal (DRR nº 5/89/A, de 21 de Fevereiro). Com as alterações introduzidas pela Lei Orgânica de 1998 passa a designar-se Laboratório Regional de Veterinária (DRR nº 13/98/A, de 12 de Maio).
Atualmente o Laboratório Regional de Veterinária é o Laboratório do Governo Regional, da competência da Secretaria Regional da Agricultura e Alimentação, Direção Regional da Agricultura, Veterinária e Alimentação, Direção de Serviços de Veterinária, que assume um papel central na execução laboratorial da política sanitária regional, contribuindo para a segurança alimentar e saúde animal na Região Autónoma dos Açores. É atualmente constituído pela sua sede situada na ilha Terceira - Angra do Heroísmo e o Núcleo de Serviços na ilha de S. Miguel (DRR nº 22/2021/A, de 02 de setembro).
A laborar em instalações modernizadas, o LRV é reconhecido pelo IPAC desde 2011 como entidade acreditada segundo a norma NP EN ISO/IEC 17025.
|
|
|
Missão e Valores
O Laboratório Regional de Veterinária tem como missão cumprir as politicas regionais e nacionais no âmbito da sanidade animal e da higiene e segurança alimentar, na salvaguarda da saúde pública e da saúde e bem estar animal. Desta forma, são atribuições do Laboratório Regional de Veterinária, entre outras:
- Realizar análises na área da sanidade animal, alimentação animal e na área da higiene e segurança alimentar;
- Realizar análises no âmbito dos planos oficiais de controlo, vigilância e erradicação;
- Colaborar com os laboratórios nacionais de referência nas respetivas áreas de competência;
- Prestar apoio direto a outros serviços e organismos oficiais com competências específicas no âmbito do controlo oficial de produtos de origem animal, de produtos destinados à alimentação animal, de géneros alimentícios, a inspeção de fronteiras, inspeção sanitária e inspeção de alimentos e segurança alimentar e certificação de produtos;
- Planear e executar a nível regional trabalhos de investigação aplicada em áreas de grande interesse económico ou sanitário, no âmbito das suas competências;
- Emitir pareces técnico-científicos nas áreas da sua competência;
- Colaborar na implementação de ações de esclarecimento e sensibilização no âmbito da educação sanitária e defesa da saúde pública;
- Colaborar com entidades formadoras na conceção e orientação de estágios curriculares ou de formação.
O LRV presta também apoio laboratorial, nas áreas da sua competência, a entidades privadas que o solicitem.
É objetivo do LRV que a sua atividade se baseie em valores que garantam a execução dos ensaios de modo rigoroso e independente, dando cumprimento á política de imparcialidade e à legislação e normas em vigor de forma a satisfazer as necessidades dos seus clientes.
O Laboratório Regional de Veterinária tem afeto ao seu serviço, um vasto equipamento regularmente calibrado e verificado por entidades certificadas e técnicos com competência comprovada e formação orientada no sentido das suas necessidades.
|
|
|
|
|