Mensagem de Natal do Presidente do Governo Regional dos Açores
Presidência do Governo Regional
Boa Noite!
Açorianos,
Vivemos mais uma quadra de Natal.
Tempo de afetos, de reencontros, de memória e de esperança.
Nesta quadra, que é de fé e de partilha, lembramos o essencial: a paz nos nossos corações, o cuidado com os outros e a confiança num futuro melhor para todos e cada um.
Em cada lugar e lar do nosso arquipélago, o Natal tem o som das nossas tradições.
As famílias reúnem-se à volta da mesa, inspiradas pelo espírito solidário que distingue o nosso povo.
Mas…as guerras, as divisões e as injustiças mostram-nos diariamente a urgência de preservar o bem mais precioso que a humanidade pode possuir.
A Paz.
Aqui, nos Açores, convém lembrar o valor da convivência e do diálogo — entre gerações, entre ilhas, entre diferentes modos de pensar.
Nos Açores, como no mundo, o que deve prevalecer na convivência entre todos, povos e países, é o humanismo.
A cultura de tolerância começa no nosso Ser, nas nossas famílias, nas nossas escolas, nos nossos locais de trabalho. É uma construção exigente e frágil, feita de respeito e de responsabilidade.
Que este Natal renove em cada açoriano o compromisso de ser um construtor da paz — na palavra, no gesto e nas escolhas que fazem todos os dias.
Aos povos e territórios que vivem ódios e guerra desejamos o fim, rápido e duradouro, destas realidades, com vontades futuras renovadas e construtoras de uma Paz justa, de entendimento das diferenças e do respeito pela dignidade de cada um.
O nosso futuro coletivo tem nos jovens a sua garantia.
Se há motivo para esperança, ele encontra-se nos jovens.
São eles que carregam consigo a energia criadora que transforma o presente e projeta o futuro.
Cada jovem açoriano, que estuda, que trabalha, que sonha ou que regressa à sua terra, possui, consigo, a esperança de um amanhã mais justo e próspero.
Os sucessos dos Açores são construídos em nome do futuro, isto é, em nome dos nossos jovens.
Há tanto feito. Tanto para fazer!
Estamos empenhados em continuar a apoiar a formação, a inovação e o empreendedorismo juvenil.
Queremos que todo o jovem sinta que viver nos Açores é também estar próximo das oportunidades do mundo.
As novas tecnologias, das economias verde e azul, abrem-nos portas inéditas — e é também nelas que os nossos jovens devem encontrar caminhos para crescer e contribuir.
Aos jovens que enfrentam dúvidas ou desafios, quero deixar uma mensagem de confiança: o seu querer e o seu talento são essenciais.
São poder.
O futuro dos Açores será construído com as suas mãos.
E o futuro dos Açores requer essa visão e compromisso.
Exige que saibamos cuidar das pessoas... do que temos, dos nossos recursos naturais, a nossa identidade cultural, a nossa autonomia política, bem como saber projetar o que queremos ser.
Os açorianos querem uma Região que continue a afirmar-se na Europa e no mundo, pela sua sustentabilidade e por uma coesão social fortalecida.
Uma economia que se modernize, com um progresso tecnológico que caminhe ao lado da preservação do nosso mar, do nosso solo e do nosso modo de ser açoriano.
Essa é a nossa visão: servir o povo açoriano com sentido de futuro.
Em mais um Natal de esperança deixo uma palavra de gratidão a todos os que trabalham pelos Açores.
Para todos, todos, todos, como nos inspirou Papa Francisco.
Expresso com o apreço de sempre e do fundo do coração uma saudação aos açorianos que estão longe, espalhados pelo mundo, mas que levam sempre no coração as suas origens açorianas e a saudade das suas ilhas.
A todos envio uma saudação fraterna e o desejo de que sintam, apesar da distância, o calor da nossa terra e da nossa amizade.
Que este Natal seja para todos um tempo de reconciliação e de paz interior. Que saibamos olhar uns pelos outros e manter viva a esperança.
Desejo a cada um, um Santo Natal e um Novo Ano cheio de saúde, prosperidade e serenidade.
Boas Festas para todos.