Berta Cabral apela a armadores para aumentarem número de navios que abastecem as ilhas
Secretaria Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas
A Secretária Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas, Berta Cabral, apelou hoje aos armadores para intensificarem, o mais rapidamente possível, o número de navios que fazem o abastecimento das várias ilhas.
Berta Cabral sublinha que o Governo dos Açores reconhece que as alterações nos itinerários e o substancial aumento da carga transportada para as ilhas e interilhas têm vindo a causar vários transtornos a empresas e particulares.
"Estamos a envidar esforços junto dos armadores para que estes aumentem o número de navios de transporte de carga para as ilhas açorianas”, garante a governante.
“O facto é que se têm verificado muitas alterações de itinerário - um total de sete neste mês de agosto -, situação que tem vindo a complicar a gestão da carga por parte dos empresários”, diz ainda Berta Cabral, reforçando a ideia de que “é cada vez mais percetível que não existe capacidade instalada para transporte de todas as mercadorias para a Região, principalmente nos meses de verão”.
Nos últimos anos, verificou-se um crescimento médio da carga transportada (carga e descarga nos portos regionais) em 10%.
Todavia, a Secretária Regional garante que não houve qualquer cancelamento de navios para nenhuma ilha.