José Manuel Bolieiro destaca "liderança" dos Açores na proteção dos mares ao acolher One Ocean Expedition
José Manuel Bolieiro destaca "liderança" dos Açores na proteção dos mares ao acolher One Ocean Expedition
Presidência do Governo Regional
O Presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro, presidiu hoje à receção oficial do navio norueguês Statsraad Lehmkuhl, no porto de Ponta Delgada, no âmbito da One Ocean Expedition. A cerimónia assinalou a importância estratégica da cooperação internacional na promoção da sustentabilidade dos oceanos e do conhecimento científico marinho.
Na ocasião, e perante diversas entidades nacionais e estrangeiras, o líder do executivo regional destacou o simbolismo do encontro entre os Açores e o emblemático navio-escola, que tem vindo a percorrer o mundo com o propósito de inspirar a proteção dos mares e sensibilizar comunidades e decisores para os desafios da Década das Nações Unidas da Ciência dos Oceanos para o Desenvolvimento Sustentável.
“É uma honra acolher este navio icónico no coração do Atlântico. A sua missão inspira ação, partilha de conhecimento e reforça a unidade entre nações e gerações na defesa do oceano”, afirmou o governante.
José Manuel Bolieiro sublinhou o papel de "liderança" que tanto Portugal como a Noruega têm assumido na área da política oceânica.
O governante recordou o vasto património e visão estratégica de Portugal no domínio marítimo, com destaque para o programa Blue Azores, responsável pela criação da maior rede de áreas marinhas protegidas do Atlântico Norte e enfatizou também que os Açores trabalham para "transformar" a economia azul numa prioridade não apenas regional, mas verdadeiramente atlântica e europeia, ancorada na ciência, na inovação e nas parcerias internacionais.
Reconhecendo a Noruega como uma referência mundial na ciência e gestão dos oceanos, com o maior número de investigadores marinhos per capita, o líder do executivo regional elogiou o contributo deste país para a implementação da Década do Oceano, através de investimentos sólidos e programas de capacitação. Destacou igualmente a parceria desenvolvida ao abrigo dos EEA Grants, que tem beneficiado os Açores em áreas como Crescimento Azul, Ambiente, Cultura, Cidadania Ativa e Conciliação da Vida Profissional e Familiar.
“O futuro exige de nós maior ambição. Precisamos transformar ciência em ação, para benefício de toda a Humanidade”, sublinhou.
O Presidente do Govenro do Açores referiu ainda que, já na próxima semana, os Açores marcarão presença na Noruega como oradores principais na Conferência Internacional de Áreas Marinhas Protegidas, em Bodø.
Segundo o governante, a expedição One Ocean é exemplo vivo desse esforço global e inclusivo. Ao reunir cientistas, estudantes e comunidades de diferentes latitudes, esta iniciativa aproxima gerações e culturas em torno de um bem comum, a saúde do oceano
“Ao aportar de porto em porto, esta embarcação transporta consigo o espírito de unidade e corresponsabilidade que o nosso oceano tanto necessita”, concluiu.
A receção ao Statsraad Lehmkuhl contou com a presença de distintas personalidades nacionais e internacionais, entre as quais a Embaixadora da Noruega em Portugal, Hanne Brusletto, e o Cônsul Honorário da Noruega nos Açores, João Oliveira. Marcaram ainda presença o Secretário de Estado das Pescas e do Mar, Salvador Malheiro, o Secretário Regional do Mar e das Pescas, Mário Pinho, bem como a Diretora-Geral de Política do Mar, Marisa Lameiras da Silva, e a Subdiretora-Geral de Política do Mar, Sandra Cruz, sublinhando o carácter institucional e cooperativo do evento no reforço das políticas oceânicas e da diplomacia azul.