November 21, 2025 - Published 18 hours and 54 minutes ago
José Manuel Bolieiro realça que novo protocolo “aproxima os jovens açordescendentes do conhecimento do potencial dos Açores”
location Ponta Delgada

Presidência do Governo Regional

O Presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro, presidiu na quinta-feira, no Palácio da Conceição, à assinatura do protocolo que cria o FLAD Summer Program – Azores, uma iniciativa que resulta da parceria entre o Governo Regional, a Universidade dos Açores e a Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento (FLAD).

O líder do executivo açoriano destacou o “reforço da presença da FLAD nos Açores”, sublinhando que este compromisso traduz “um apoio solidário que prestigia a Região e dá continuidade às relações históricas” com a comunidade açordescendente nos Estados Unidos. O Presidente do Governo fez ainda questão de reconhecer o trabalho do Presidente da FLAD, Nuno Morais Sarmento, a quem atribuiu “uma atitude e envolvimento cada vez maiores com os Açores”, o que, disse, “mostra bem a importância que a Região tem para a Fundação”.

O protocolo assinado garante o financiamento de bolsas para jovens luso-americanos de origem açoriana que, ao longo dos próximos dois anos, poderão frequentar cursos de verão na Universidade dos Açores. O objetivo é aproximar estes jovens das suas raízes, reforçando o conhecimento sobre o património natural, histórico e cultural do Arquipélago, enquanto se incentivam relações científicas e se estimula o espírito de liderança.

O governante recordou que a Região tem procurado manter uma ligação próxima com a diáspora, defendendo que é essencial “não perder a identidade, nem esquecer a memória e a saudade que unem os açorianos espalhados pelo mundo”. Apesar disso, sublinhou que o foco está voltado “para o futuro”, referindo que os Açores têm hoje “mais futuro do que passado”, convicto de que este programa contribuirá para aprofundar o conhecimento sobre o potencial do arquipélago e estreitar a relação transatlântica entre Portugal e os Estados Unidos.

O Presidente do Governo mostrou-se confiante nos resultados do protocolo, assinalado no ano em que a FLAD celebra o seu 50.º aniversário, considerando-o mais um passo no reforço das relações entre a Fundação, a Região e as comunidades açordescendentes.

O documento foi assinado por José Manuel Bolieiro, pela Reitora da Universidade dos Açores, Susana Mira Leal, e pelo Presidente da FLAD, Nuno Morais Sarmento.

© Governo dos Açores

Share