August 15, 2025 - Published 3 days, 17 hours and 33 minutes ago
Açores estreiam programação no Pavilhão de Portugal da Expo Osaka 2025
location Osaka

Vice-Presidência do Governo Regional

Osaka, 14 de agosto de 2025 - começou na quinta-feira o primeiro de quatro dias inteiramente dedicados aos Açores no Pavilhão de Portugal, na Exposição Universal Osaka-Kansai 2025. Nem o sol abrasador nem a chuva torrencial que se fizeram sentir em Osaka impediram centenas de visitantes de fazer fila à entrada da sala de exposições, muitos deles para ter, pela primeira vez, contacto com o arquipélago.

O Vice-Presidente do Governo Regional, Artur Lima, acompanhou este momento de inauguração do espaço dedicado aos Açores, evidenciando a importância da região estar presente e fomentar este diálogo entre nações. 

“Em Osaka, procuramos ser inspirados. Este é o palco onde mais de 160 países e regiões de todo o mundo assinalam a sua identidade e partilham perspetivas de futuro. Mas também marcamos presença na Expo 2025 para inspirar", afirmou.

A programação proporcionou aos visitantes uma experiência sensorial completa, dos sabores à música. Os visitantes, maioritariamente japoneses, brindaram com vinhos regionais e provaram algumas das iguarias típicas do arquipélago. Sobre a mesa, as peças de artesanato foram apreciadas com atenção e ouviram-se algumas exclamações de espanto ao ver os bordados, a cerâmica, os bules, o alguidar de alcatra e tantas outras peças. A marralhinha aguçou a curiosidade dos mais pequeninos e as típicas fechaduras do Corvo foram manuseadas com fascínio, como um puzzle a desvendar.

A Viola da Terra, no centro da exposição, fez-se também ouvir ao longo do dia, tocada por Luís Gil Bettencourt. Em vários momentos, entregou-a aos visitantes mais curiosos que se aventuraram a dedilhar o instrumento. Ao final do dia, já com Maria Bettencourt, montou-se um concerto que pôs uma sala cheia de gente de várias nacionalidades a tentar entoar com empenho os “Olhos Negros” a o “Pézinho da Vila”, mesmo sem falarem a língua.

“Os Açores e o Japão partilham um destino de descoberta mútua. A presença dos Açores em Osaka é apenas o início dessa viagem", sublinhou Artur Lima.

A Região leva à Expo Osaka-Kansai 2025 uma celebração da ligação emocional entre o arquipélago e o Japão com o tema “Entre Corações". Estará em destaque até ao dia 17 de agosto, inserido no Pavilhão de Portugal, já considerado um dos pontos obrigatórios de visita nesta Expo.

Todas as atualizações sobre a participação dos Açores na Expo Osaka 2025 podem ser acompanhadas no site oficial http://www.azoresexpo2025.pt e nas redes sociais do projeto.

© Governo dos Açores

Share