Cerimónia de entrega de 24 viaturas elétricas a Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) e entidades equiparadas da Região, no âmbito do programa GERMOV – Gerações em Movimento
Nota de Imprensa
15 de Junho 2026 José Manuel Bolieiro sublinha "boa utilização" dos fundos europeus na modernização das respostas sociais O Presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro, presidiu hoje, em Ponta Delgada, à cerimónia de entrega de 24 viaturas elétricas a Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) e entidades equiparadas da Região, no âmbito do programa GERMOV – Gerações em Movimento. A iniciativa representa mais um passo no reforço da capacidade de resposta das instituições que diariamente prestam apoio às pessoas, às famílias e às comunidades mais vulneráveis, promovendo simultaneamente a mobilidade sustentável e a modernização dos serviços sociais. O líder do executivo açoriano destacou que esta medida traduz a "visão humanista" da ação governativa. "A nossa atitude é servir a dignidade humana. Hoje é bem representativo o sinal que estamos a dar, partilhando recursos e meios com quem faz, no terreno, operacionalizando o serviço que presta à comunidade, às pessoas e às famílias que necessitam da solidariedade coletiva", afirmou. O Presidente do Governo dos Açores salientou que a entrega destas viaturas resulta de um trabalho continuado desenvolvido pelo executivo açoriano, que encontrou no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) uma oportunidade para reforçar o apoio às instituições sociais. "Fizemos um bom aproveitamento dos fundos comunitários dedicados a este tipo de serviço. Foi uma escolha nossa. Otimizámos os recursos que temos para servir as necessidades dos açorianos", sublinhou. José Manuel Bolieiro reconheceu que as necessidades existentes superam frequentemente os recursos disponíveis, mas reiterou o compromisso do Governo por si liderado em continuar a investir em soluções que respondam aos desafios sociais. "As necessidades, com as nossas ambições, fazem com que os recursos estejam sempre aquém da nossa vontade de fazer. Fazer para resolver os problemas e fazer para evitar problemas futuros", declarou O governante açoriano considerou ainda que a entrega das viaturas constitui um importante reforço da capacidade operacional das instituições beneficiárias. "É um magnífico reforço que estamos aqui hoje a concretizar. Estou grato pelo feito, feliz pela realização, mas ainda assim inquieto por tanto que importa fazer no apoio e no elevador social que queremos para a nossa sociedade", frisou. José Manuel Bolieiro destacou igualmente que o investimento permite dotar as instituições de meios modernos e mais eficientes, contribuindo para melhorar os serviços prestados às populações. "Estamos a viabilizar um aumento de capacidades modernas. Este é um serviço à mobilidade e ao apoio social enquadrado no projeto GERMOV. Hoje cumprimos integralmente este marco e esta meta no quadro do PRR", afirmou. O programa GERMOV – Gerações em Movimento, lançado em 2021, tem como objetivo reforçar e modernizar as respostas sociais das instituições açorianas através da renovação das suas frotas automóveis, promovendo simultaneamente a transição energética e a mobilidade elétrica. A dotação global do programa ascende a mais de 5,2 milhões de euros, financiados pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), no âmbito do instrumento europeu NextGenerationEU. O investimento associado às 24 viaturas hoje entregues é de cerca de 960 mil euros. A cerimónia de hoje decorreu nas Portas do Mar, em Ponta Delgada, reunindo representantes das entidades beneficiárias e diversas entidades regionais. A cerimónia contou ainda com a presença da Secretária Regional da Saúde e Segurança Social, Mónica Seidi, do Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, Pedro Nascimento Cabral, bem como dos representantes das IPSS e entidades equiparadas beneficiárias desta medida, que receberam as viaturas destinadas a reforçar a sua capacidade de resposta junto das populações que servem diariamente.
camera detail
more
Ponta Delgada
Nota de Imprensa
15 de Junho 2026 Governo dos Açores integra dois novos projetos europeus em matéria de energia A Secretaria Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas, através da Direção Regional da Energia, integra o consórcio de dois novos projetos cofinanciados pela União Europeia, que visam promover a transição energética, reforçando a cooperação entre regiões da Macaronésia e países da África Ocidental. Os projetos serão desenvolvidos no âmbito do Programa de Cooperação Territorial INTERREG VI-D Madeira–Açores–Canárias (MAC) e, em conjunto, apresentam um investimento de cerca de 393 mil euros na Região Autónoma dos Açores. O projeto DeeRaMAC – Descarbonização, Eficiência Energética e Resiliência dos Sistemas Energéticos na Macaronésia e África Ocidental conta com um orçamento superior a 197 mil euros para a Região e tem como objetivo promover a eficiência energética, a descarbonização e a resiliência dos sistemas energéticos nos territórios parceiros. Para alcançar estes objetivos, o projeto prevê o desenvolvimento e a validação de ferramentas, tecnologias e projetos-piloto demonstrativos que apoiem a integração de fontes de energia renovável, a otimização das redes elétricas, a criação de comunidades de energia renovável e a adoção de soluções inovadoras, incluindo combustíveis alternativos, como é exemplo o biogás. O consórcio do DeeRaMAC reúne entidades dos Açores, das Canárias, do Senegal, de Cabo Verde e do Gana. Por sua vez, o projeto AtlanticHub0 – Pegada Zero responde ao desafio comum das regiões macaronésias e africanas no cumprimento das metas de neutralidade climática, promovendo a descarbonização das pequenas e médias empresas em territórios insulares e ultraperiféricos. Com um orçamento superior a 195 mil euros para os Açores, o projeto pretende fomentar uma cultura partilhada de medição, redução e compensação da pegada de carbono, através da disponibilização de ferramentas acessíveis, ações de formação e apoio técnico especializado às empresas. O consórcio do AtlanticHub0 integra entidades dos Açores, da Madeira, das Canárias, da Mauritânia, do Senegal e do Gana. A participação da Direção Regional da Energia nestes projetos reforça o compromisso do Governo dos Açores com a transição energética, a ação climática e a cooperação internacional, contribuindo para a implementação de soluções inovadoras que promovam uma economia mais sustentável, resiliente e competitiva.
more
Sessão de abertura da Digital Atlantic Summit
Nota de Imprensa
15 de Junho 2026 Artur Lima destaca progresso da transição digital nos Açores O Vice-Presidente do Governo Regional, Artur Lima, presidiu hoje à sessão de abertura da “Digital Atlantic Summit”, uma iniciativa orientada para a valorização e demonstração pública dos principais projetos e investimentos em curso no domínio da transição digital nos Açores. Para o Vice-Presidente do Governo, “a transição digital é o meio mais poderoso para mitigar a ultraperiferia, para aproximar a administração dos cidadãos, para tornar as empresas mais competitivas e para proteger a soberania e resiliência numa era globalizada”. Para cumprir esse potencial, “não pode ser algo abstrata ou invisível. Tem de ser tangível, segura e útil para os cidadãos e para as empresas”, sublinhou. A “Digital Atlantic Summit” visa promover o trabalho desenvolvido nas áreas das infraestruturas digitais, cibersegurança, modernização administrativa e sistemas de informação da Administração Pública Regional. Em particular, estarão em destaque a Azores Cloud, as plataformas Mobile.Gov e Azores Cyber360º, o ecossistema digital LINKA e os sistemas de incentivos à modernização SIMA e SIMA+Local. “A Azores Could, a nossa cloud soberana, é estrategicamente suportada por dois datacenters, em ilhas distintas, garantindo redundância, resiliência e a segurança dos nossos dados”, salientou Artur Lima. “O Azores Cyber360º é um projeto transversal de cibersegurança que nos permitiu estabelecer um Security Operations Center regional de última geração, ao passo que o SIMA e o SIMA+Local constituem os grandes motores da simplificação e modernização administrativa”, acrescentou. O Vice-Presidente do executivo assinalou também a importância de dedicar o segundo dia do evento aos estudantes açorianos. “Amanhã, o segundo dia será dedicado àqueles que são os verdadeiros nativos digitais e os futuros líderes da nossa economia: os estudantes das nossas escolas profissionais e da Universidade dos Açores. É para eles que estamos a construir esta infraestrutura e É neles que reside o sucesso desta transição”, afirmou. Artur Lima saudou ainda a participação e a colaboração de empresas tecnológicas nacionais e internacionais de referência, nomeadamente a Google, a Palo Alto, a OutSystems, a NOS, a Altice, a Ask Blue e a FSAS. “A Digital Atlantic Summit é a prova viva de que o Atlântico já não nos isola. O Atlântico, agora digital, liga-nos ao mundo”, declarou o governante. A Digital Atlantic Summit é promovida pela Vice-Presidência do Governo Regional, através da Direção Regional das Comunicações e da Transição Digital. Esta primeira edição decorre em dois momentos distintos, designadamente nos dias 15 e 16 de junho, na ilha Terceira, e nos dias 18 e 19 de junho, em São Miguel. A programação completa está disponível em https://portal.azores.gov.pt/web/drcomunicacoes/digital-atlantic-summit.
camera detail
more
Açores reforçam protagonismo internacional com nova era de conectividade aérea direta ao Canadá e à Europa
Nota de Imprensa
15 de Junho 2026 Açores reforçam protagonismo internacional com nova era de conectividade aérea direta ao Canadá e à Europa Os Açores entram no verão IATA 2026 com um marco histórico na sua conectividade aérea internacional, assinalado pela entrada de três novas companhias de referência — Air Canada, WestJet e Austrian Airlines — consolidando a Região como um destino atlântico de excelência, cada vez mais competitivo e global. As operações da Air Canada e da WestJet iniciaram-se nos dias 12 e 13 deste mês, respetivamente, enquanto a Austrian Airlines realiza o seu voo inaugural no próximo dia 30. Este reforço traduz-se num salto qualitativo e quantitativo sem precedentes na acessibilidade aérea ao arquipélago. No total, estas novas ligações representam um aumento significativo da capacidade disponível, a diversificação de mercados emissores e um reforço inequívoco da projeção internacional dos Açores. A Secretária Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas, Berta Cabral, que esteve presente na chegada dos dois primeiros voos inaugurais, sublinha a dimensão estratégica deste momento, referindo: “No verão IATA 2026, os Açores contam com 16 companhias aéreas, mais de 30 rotas e ligações diretas a 12 países da Europa, América do Norte e África, traduzindo um novo patamar de conectividade e afirmação internacional da Região". O Canadá emerge como um dos principais motores desta nova fase de crescimento, com duas novas ligações diretas a partir de Toronto. A Air Canada iniciou a sua operação inédita para os Açores com três ligações semanais (terças, quintas e sábados), até início de setembro, totalizando 38 rotações e mais de 6.400 lugares de chegada. Com esta aposta, Ponta Delgada torna-se o terceiro destino da companhia em território nacional. Já a WestJet reforça a conectividade com três frequências semanais (segundas, sextas e domingos) até 25 de setembro, assegurando 46 rotações e mais de 8.000 lugares disponibilizados. Para Berta Cabral, este avanço assume particular relevância, porque “as novas ligações consolidam a presença dos Açores no mercado canadiano, reforçam os laços profundos com a diáspora e ampliam de forma significativa a procura internacional pelo destino". O crescimento sustentado deste mercado confirma o seu potencial: em 2025, o Canadá afirmou-se como o 5.º maior mercado externo, com mais de 221 mil dormidas (+11,4%). No âmbito do PEMTA 2030, é considerado prioritário pelo seu elevado poder de compra e margem de expansão. Entretanto, a partir de 30 de junho, a Austrian Airlines inaugura a primeira ligação direta entre a Áustria e os Açores, com um voo semanal durante 11 semanas, operado em Airbus A320 com capacidade para 180 passageiros. Trata-se de uma ligação estratégica inédita com um mercado que tem vindo a evidenciar forte crescimento (+24,3% em 2025, com mais de 52 mil dormidas), até agora dependente exclusivamente de escalas. A entrada da Austrian Airlines reforça igualmente a presença do Grupo Lufthansa na Região, complementando as operações já asseguradas pela Lufthansa, Edelweiss e Eurowings. Este reforço da conectividade aérea resulta de uma estratégia continuada de promoção externa, captação de rotas e valorização da notoriedade do destino Açores, alicerçada em parcerias institucionais sólidas e numa visão integrada de desenvolvimento turístico. Como sublinha Berta Cabral, “o crescimento da conectividade aérea é determinante para consolidar o posicionamento dos Açores no panorama internacional, diversificar mercados e gerar novas oportunidades para o setor, sempre com uma abordagem sustentável". A governante destaca ainda o esforço conjunto que sustenta estes resultados: “O Governo dos Açores, em estreita articulação com o Governo da República, VisitAzores, Turismo de Portugal, companhias aéreas e operadores turísticos, mantém uma estratégia coordenada que assegura crescimento sustentado e resposta eficaz aos desafios do setor". O turismo afirma-se hoje como um dos pilares estruturantes da economia regional, representando mais de 1.200 milhões de euros de Valor Acrescentado Bruto, cerca de 20% do VAB regional, 17% do PIB e 17% do emprego. Os mercados internacionais continuam a ganhar peso, com destaque para Alemanha, Estados Unidos, Espanha, França e Canadá. Este crescimento é acompanhado por um posicionamento internacional distintivo, assente na sustentabilidade, autenticidade e qualidade da experiência turística. Os Açores são o primeiro arquipélago do mundo com certificação EarthCheck Nível Ouro – grau II (2025) e têm sido repetidamente reconhecidos como “Melhor Destino de Turismo de Aventura do Mundo” e da Europa. Segundo Berta Cabral, “os Açores afirmam-se cada vez mais como um destino para todo o ano, com uma oferta versátil e ligações aéreas capazes de responder tanto a estadias prolongadas como a viagens de curta duração". Sob o lema “Turismo todo o ano em todas as ilhas”, o Governo dos Açores reforça a aposta na redução da sazonalidade, na distribuição equilibrada dos fluxos turísticos e na valorização de produtos diferenciadores como natureza, trilhos pedestres, termalismo e experiências integradas. As três novas operações aéreas representam muito mais do que “novas rotas”: sinalizam uma verdadeira mudança de escala na acessibilidade aérea da Região, consolidando os Açores como um destino global, competitivo, acessível e sustentável. “Este é um passo importante para a projeção internacional dos Açores, permitindo crescer de forma equilibrada, conquistar novos mercados e garantir um desenvolvimento turístico sustentável para o futuro da Região”, conclui Berta Cabral.
camera detail
more
Reunião do Conselho Coordenador do Sistema Educativo Regional
Nota de Imprensa
15 de Junho 2026 Sofia Ribeiro enaltece aumento do investimento na Educação por comparação com a diminuição demográfica A Secretária Regional da Educação Cultura e Desporto, Sofia Ribeiro, realçou o forte investimento do Governo dos Açores no setor da Educação, quando se regista uma diminuição demográfica na Região. “É necessário analisar as alterações dos indicadores registados, analisar as suas razões, para podermos definir as estratégias para a Educação”, frisou. Sofia Ribeiro falava aos presidentes das escolas dos Açores, representantes dos sindicatos e das associações de pais, na reunião do Conselho Coordenador do Sistema Educativo Regional. O evento decorreu na sexta-feira, 12 de junho, na Escola Secundária Domingos Rebelo, em Ponta Delgada. A governante revelou que nas escolas públicas, o número de alunos passou de 36 135 no ano letivo de 2019, para 31 305 alunos em 2026. No entanto, regista-se um “aumento da proporção de alunos que estão a concluir o ensino secundário”, efeito de uma “maior valorização dos estudos e do trabalho desenvolvido pelas escolas”. Já sobre docentes em quadro, a titular da pasta da Educação informou que, desde 2019, existem “mais de 500 professores em exercício efetivo de funções nos quadros das escolas”. Quanto ao pessoal da ação educativa, a Secretária Regional revelou que no ano letivo 2019/2020 havia em quadro 1.916 trabalhadores. “Hoje temos 2.145 trabalhadores da ação educativa nos quadros das nossas escolas”, adiantou. Para Sofia Ribeiro, “o desafio é o absentismo”. Relativamente à taxa de abandono precoce da educação e de formação a Secretária Regional informou que o objetivo é, até 2030, que o valor seja de 15%, “aproximando a Região dos números registados no resto do país”. “Nós tivemos uma primeira queda significativa em 2021, depois de cinco anos com valores estagnados. Neste momento o valor é de 21,1%”, referiu. Por fim, a governante apresentou a evolução do apoio social escolar por aluno, que tem aumentado, mesmo com a diminuição do número de alunos da Região. “Por via apenas da evolução do rendimento das famílias, nós conseguimos reduzir a necessidade de recurso à atribuição da Ação Social Escolar aos alunos carenciados”, lembrou. Na agenda da reunião constaram ainda temas como a preparação da comemoração dos 600 anos da descoberta dos Açores; a organização do projeto Pensamento Computacional para o próximo ano letivo e a apresentação do projeto de intervenção parental, pela Federação de Associações de Pais dos Açores.
more

HomeMapPortlet