Responsive Image

Data de realização: 5 e 6 de dezembro de 2022
Local: Laboratório Regional de Engenharia Civil
Formato: Formação presencial com transmissão online
Organizado por: Secretaria Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas, através do Laboratório Regional de Engenharia Civil

ENQUADRAMENTO
A reabilitação urbana é um tema que tem vindo a assumir enorme importância ao longo da última década em Portugal, nomeadamente pelo excesso de construção nova em detrimento da reabilitação do edificado existente. A degradação do património edificado, com elevado valor patrimonial, nomeadamente nas cidades mais antigas, fez com que os agentes envolvidos na construção olhassem com cada vez maior interesse para este problema. Contudo e com a alteração do padrão de vida é necessário adequar os edifícios antigos aos tempos contemporâneos, melhorando-os nas condições de habitabilidade, conforto e acessibilidade.
Face à importância cada vez maior da reabilitação em meio urbano, o presente curso surge com o objetivo de divulgar as principais técnicas de conceção e de execução de trabalhos de geotecnia associados à reabilitação em meio urbano, em particular, escavações, associadas a contenção de fachadas e a reforço de fundações.

OBJETIVOS GERAIS
Fornecer aos participantes conceitos gerais de geotecnia, associados à reabilitação em meio urbano.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Fornecer aos participantes fundamentos, ilustrados com exemplos práticos, de conceção e de execução de trabalhos de geotecnia associados à reabilitação em meio urbano.

INSCRIÇÃO
A inscrição na ação de formação só será considerada definitiva mediante a submissão da Ficha de Inscrição, devidamente preenchida, e o pagamento de 100€.
Após a inscrição os formandos recebem no seu email os dados para efetuarem o pagamento de imediato. Após o pagamento, agradece-se o envio de comprovativo para o e-mail [email protected], com indicação do nome completo do participante.
A inscrição inclui documentação do respetivo módulo e certificado. O número de participantes na ação é limitado.

DURAÇÃO
O curso terá a duração total de 16 horas.

FORMADOR
Alexandre Pinto
Professor Auxiliar Convidado do IST; Diretor técnico e Sócio-Gerente da empresa JETsj Geotecnia Lda.