Responsive Image

Data de realização: 29 e 30 de novembro de 2022
Local: Laboratório Regional de Engenharia Civil
Formato: Formação presencial
Organizado por: Secretaria Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas, através do Laboratório Regional de Engenharia Civil
 

ENQUADRAMENTO
A reabilitação de edifícios tem vindo a consolidar a sua posição no domínio das estratégias de gestão do edificado em Portugal. Não obstante destes avanços, continua a ser necessário aprofundar o conhecimento teórico e técnico neste domínio e confrontá-lo com casos de estudo que permitam, não só aferir esse conhecimento, como também servir de mote a abordagens mais específicas. O contexto geográfico, climático e construtivo da Região Autónoma dos Açores exige uma adaptação criteriosa de conceitos e estratégias de intervenção sobre edifícios antigos, com vista à sua reabilitação.
Na presente formação são assumidos como caso de estudo central um ou mais edifícios na RAA, que será objeto de visitas para posterior análise e sistematização do seu estado de conservação.
Com base nesta informação e na sua caracterização arquitetónica e construtiva, serão desenvolvidos e discutidos diversos modelos alternativos de intervenção nos edifícios selecionados.
Neste contexto, o Laboratório Regional de Engenharia Civil, no âmbito das suas atribuições de divulgação do conhecimento, considerou oportuno promover um curso de formação teórico/prático nesta área.

METODOLOGIA
Serão utilizados no desenvolvimento desta ação de formação os seguintes métodos pedagógicos:
-Método expositivo com debate;
-Apresentação e discussão de casos de estudo; -Visitas pedagógicas, com trabalho de observação, registo e diagnóstico preliminar de anomalias. 

OBJETIVOS
Dotar os participantes de conhecimentos gerais sobre as teorias e práticas de reabilitação de edifícios antigos, com enfâse na construção da Região, com uma componente de trabalho de campo muito significativa. Será dado particular destaque às tarefas de observação diagnostico e registos de anomalias, bem como à discussão de diferentes estratégias de intervenção para uma mesma construção.

INSCRIÇÃO
A inscrição na ação de formação só será considerada definitiva mediante a submissão da Ficha de Inscrição, devidamente preenchida, e o pagamento de 100€.
Após a inscrição os formandos recebem no seu email os dados para efetuarem o pagamento de imediato. Após o pagamento, agradece-se o envio     de     comprovativo     para     o     e-mail [email protected], com indicação do nome completo do participante. 
A inscrição inclui documentação do respetivo módulo e certificado. O número de participantes na ação é limitado.

FORMADORES
Raimundo Mendes da Silva - Universidade de Coimbra
Lídia Catarino - Universidade de Coimbra
Catarina Mouraz - Universidade de Coimbra