Promoção Turística do Destino Açores no Mercado Externo Emissor de Espanha

Cofinanciado por:

CUSTO TOTAL ELEGIVEL: 156.823,77 EUR
 
COMPARTICIPAÇÃO FEDER: 133.300,20 EUR    (85%)


DESCRIÇÃO DO PROJETO: A presente operação visa apoiar as atividades de promoção e divulgação turísticas no mercado emissor de Espanha, com reflexos na captação de fluxos turísticos para a Região e na melhoria da internacionalização das empresas regionais, tendo por base os seguintes instrumentos de promoção:

- Viagens Educacionais (“Press” e “FAM Trips”): organização de viagens de familiarização e prospeção do destino, dirigidas aos meios generalistas, especializadas e dirigidas aos hosted buyers.
As “Fam Trips” permitem atualizar informação dos operadores/agentes de viagens, mas sobretudo dar a conhecer o destino a novos operadores, de modo a obterem um maior conhecimento da oferta turística, dos diversos setores da atividade e dos seus recursos, para início de promoção ou incrementação das vendas e por conseguinte captar maiores fluxos turísticos para o destino Acores.
As “Press Trip” dão a conhecer à comunicação social, especializada e generalista, a oferta turística da Região, dos pontos de interesse, da restauração, do alojamento, das atividades de animação e dos recursos turísticos, instigando a elaboração de artigos e reportagens para publicação em diferentes meios de comunicação social.
- Campanhas de Marketing em sites de viagens (banners ou outro género de destaques em páginas da Internet de operadores turísticos, companhias aéreas ou rede de agentes vocacionados para venda de pacotes online), dirigidas a segmentos alvo dos produtos turísticos açorianos.
- Campanhas de Marketing e Publicidade dirigidas a canais genéricos e especializados, alinhados com o posicionamento do destino (online e offline) consubstanciado em ações que visam a promoção assentes no desenvolvimento de campanhas de Marketing e Publicidade, dirigidas aos “targets” específicos com maior motivação para visitar o destino Açores.
Estas ações agregam:
- meios online - marketing digital, “search engine marketing”, websites, sessões “webinar”, redes sociais, motores de pesquisa, blogs, brochuras interativas, envio newsletters, direct mailing, e-mailing, publicidade nos suportes de comunicação digitais, campanha de e-marketing, micro sites online, “clipping”, inserção de “banners” em motores de pesquisa, concursos online, multimedia e produção de conteúdos.
meios offline -anúncios de imprensa, rádio, televisão, inserções publicitárias em jornais, revistas da especialidade e generalistas, brochuras dos operadores, anúncios nas ATM's, utilização de cartazes em diversos formatos suportes, lonas, rool-ups”, “muppies”, em transportes, mobiliário urbano, centros comerciais, distribuição de “flyers”, desdobráveis, decoração de montras, maquetes fotográficas e merchandising.

OBJETIVOS:
Os principais objetivos a atingir com as ações de promoção no mercado espanhol, são:
- Incrementar a notoriedade dos Açores e estimular a vontade de visita – estratégia pull;
- Contribuir para o desenvolvimento económico da Região;
- Manter a comunicação B2B e aumentar a comunicação B2C;
- Melhorar o desempenho das atividades do turismo procurando um aumento do número de dormidas; do número de hóspedes; do RevPar e da taxa de ocupação.

RESULTADOS:
Esta operação trata da realização de ações com repercussão na promoção turística do destino Açores, na captação de fluxos turísticos para a Região e melhorar a internacionalização deste destino, sendo espectável um aumento do número de hóspedes, dormidas e duração média de estadia de turistas provenientes do mercado emissor, bem como aumento da notoriedade do destino, qualificar e inovar os produtos e os serviços prestados e consolidar a oferta diferenciada e exclusiva para o turista.