Ações de Promoção Turísticas com Repercussão nos Mercados Externos
Cofinanciado por:
CUSTO TOTAL ELEGIVEL: 809.746,72 EUR
COMPARTICIPAÇÃO FEDER: 688.284,71 EUR (85%)
DESCRIÇÃO DO PROJETO: O setor do turismo constitui um dos pilares da economia dos Açores pelo seu papel na geração de riqueza e na criação de postos de trabalho.
Nos últimos anos tem-se registado um aumento assinalável ao nível da disponibilidade de estruturas e serviços da indústria do turismo.
Assim, o futuro apresenta grandes desafios e obriga a novas estratégias para a afirmação do destino Açores e para o incremento de receitas que garantam a sustentabilidade da indústria do turismo.
Assim, será desenvolvido um estudo e diversas atividades de promoção e divulgação com vista ao reconhecimento internacional dos setores e atividades com relevância para a economia regional, nomeadamente:
- Plano Estratégico de Marketing para os Açores - elaboração do Plano Estratégico de Marketing para os Açores com vista a redefinir, reforçar e intensificar a promoção do destino Açores junto dos mercados emissores efetivos e potenciais, tendo em conta os novos desafios que se põem aos profissionais do setor.
- Viagens Educacionais são ações promocionais que envolvem a visita à Região de jornalistas, equipas de filmagens, escritores, operadores turísticos e opinion leaders (potenciais influenciadores da opinião publica), com vista, por um lado, à publicação de artigos, livros e guias turísticos e produção de programas televisivos sobre os Açores e, por outro lado, à familiarização de profissionais do sector para a programação e comercialização do destino;
- Edição de Materiais - Sendo a atividade de promoção turística, uma atividade muito específica na qual não é possível levar o produto ao potencial consumidor, reveste-se assim de grande importância a produção de materiais que servem de suporte a toda a atividade promocional.
- Ações Publicitárias e de Promoção Externa - participação em eventos e feiras de turismo, onde será promovida a Região Autónoma dos Açores. Serão desenvolvidas ações direcionadas ao trade e ao público geral. As ações publicitárias direcionam-se a meios do trade e a meios generalistas ao longo do ano, privilegiando edições por ocasião da realização de eventos nacionais e internacionais e ainda cadernos/suplementos especiais sobre os Açores. São igualmente publicados anúncios em guias editados por empresas regionais, em diversos idiomas, que reúnem informação específica de cada uma das Ilhas e que são distribuídos nos mercados externos, por ocasião da realização de feiras, workshops e outros eventos promocionais.
OBJETIVOS: Desenvolvimento das ações propostas por forma a atingir os seguintes objetivos:
- Aumentar a notoriedade dos Açores nos mercados externos;
- Aumentar os fluxos turísticos;
- Aumentar as dormidas na hotelaria;
- Incrementar as receitas turísticas como forma de promover a sustentabilidade do setor;
- Reforçar os mecanismos de apoio ao setor contribuindo para a competitividade da indústria turística;
RESULTADOS: A operação visa proporcionar condições para que o setor do turismo se torne mais competitivo através da valorização e diferenciação dos serviços prestados, contribuindo para o aumento das exportações das PME regionais deste setor, através da elaboração de um plano estratégico e na concretização de três projetos de promoção turística, nomeadamente através das viagens educacionais, edição de materiais e ações publicitárias.
Fotografia:
COMPARTICIPAÇÃO FEDER: 688.284,71 EUR (85%)
DESCRIÇÃO DO PROJETO: O setor do turismo constitui um dos pilares da economia dos Açores pelo seu papel na geração de riqueza e na criação de postos de trabalho.
Nos últimos anos tem-se registado um aumento assinalável ao nível da disponibilidade de estruturas e serviços da indústria do turismo.
Assim, o futuro apresenta grandes desafios e obriga a novas estratégias para a afirmação do destino Açores e para o incremento de receitas que garantam a sustentabilidade da indústria do turismo.
Assim, será desenvolvido um estudo e diversas atividades de promoção e divulgação com vista ao reconhecimento internacional dos setores e atividades com relevância para a economia regional, nomeadamente:
- Plano Estratégico de Marketing para os Açores - elaboração do Plano Estratégico de Marketing para os Açores com vista a redefinir, reforçar e intensificar a promoção do destino Açores junto dos mercados emissores efetivos e potenciais, tendo em conta os novos desafios que se põem aos profissionais do setor.
- Viagens Educacionais são ações promocionais que envolvem a visita à Região de jornalistas, equipas de filmagens, escritores, operadores turísticos e opinion leaders (potenciais influenciadores da opinião publica), com vista, por um lado, à publicação de artigos, livros e guias turísticos e produção de programas televisivos sobre os Açores e, por outro lado, à familiarização de profissionais do sector para a programação e comercialização do destino;
- Edição de Materiais - Sendo a atividade de promoção turística, uma atividade muito específica na qual não é possível levar o produto ao potencial consumidor, reveste-se assim de grande importância a produção de materiais que servem de suporte a toda a atividade promocional.
- Ações Publicitárias e de Promoção Externa - participação em eventos e feiras de turismo, onde será promovida a Região Autónoma dos Açores. Serão desenvolvidas ações direcionadas ao trade e ao público geral. As ações publicitárias direcionam-se a meios do trade e a meios generalistas ao longo do ano, privilegiando edições por ocasião da realização de eventos nacionais e internacionais e ainda cadernos/suplementos especiais sobre os Açores. São igualmente publicados anúncios em guias editados por empresas regionais, em diversos idiomas, que reúnem informação específica de cada uma das Ilhas e que são distribuídos nos mercados externos, por ocasião da realização de feiras, workshops e outros eventos promocionais.
OBJETIVOS: Desenvolvimento das ações propostas por forma a atingir os seguintes objetivos:
- Aumentar a notoriedade dos Açores nos mercados externos;
- Aumentar os fluxos turísticos;
- Aumentar as dormidas na hotelaria;
- Incrementar as receitas turísticas como forma de promover a sustentabilidade do setor;
- Reforçar os mecanismos de apoio ao setor contribuindo para a competitividade da indústria turística;
RESULTADOS: A operação visa proporcionar condições para que o setor do turismo se torne mais competitivo através da valorização e diferenciação dos serviços prestados, contribuindo para o aumento das exportações das PME regionais deste setor, através da elaboração de um plano estratégico e na concretização de três projetos de promoção turística, nomeadamente através das viagens educacionais, edição de materiais e ações publicitárias.
Fotografia: