Responsive Image
DESIGNAÇÃO DO PROJETO: Parque de Ciência e Tecnologia da Ilha Terceira

CÓDIGO DO PROJETO: ACORES-01-0247-FEDER-000005

OBJETIVO PRINCIPAL: (1.2.1): Fomentar as Iniciativas I&D de Contexto Empresarial

ENTIDADE BENEFICIÁRIA: Direção Regional da Ciência e Tecnologia

CUSTO TOTAL ELEGÍVEL: 8.675.173,51€    

APOIO FINANCEIRO DA UNIÃO: 7.373.997,48€ (85%)

DESCRIÇÃO: Numa Região marcada por debilidades no ecossistema de inovação, nomeadamente no que se refere às ligações entre o setor privado e as entidades do Sistema Científico e Tecnológico, o TERINOV apresenta-se como uma estrutura importante no reforço das competências destas entidades e na promoção da transferência de conhecimento para o setor empresarial regional, criando as condições para atrair empresas já instaladas na Região e facilitando a instalação de start-ups de base tecnológica.
Adicionalmente, o TERINOV deverá acolher nas suas instalações empresas que promovam investigação em contexto empresarial, disponibilizando um conjunto de espaços diversificados, onde se incluem laboratórios para diferentes fins.

RESULTADOS: Através do desenvolvimento e promoção, tanto por iniciativa própria ou em copromoção, de eventos apelativos à criatividade, inovação, sentido comercial e outras competências essenciais à inovação do tecido empresarial, o TERINOV procurou incrementar uma mudança contextual da cultura do tecido empresarial local e regional, favorecendo atitudes proativas, cooperativas e inovadoras. O projeto contribui ainda significativamente para a criação de emprego qualificado concentrado no ecossistema do TERINOV. TERINOV não só fortaleceu a ligação entre entidades do SCTA e o setor privado, mas também alterou significativamente o tecido empresarial da ilha Terceira, fazendo aumentar o número de PMEs após a sua criação.

FOTOGRAFIAS:
Responsive Image
Responsive Image
Responsive Image
Responsive Image