Governo Regional considera papel “relevantíssimo” do poder local para desenvolvimento dos Açores, diz José Manuel Bolieiro
Governo Regional considera papel “relevantíssimo” do poder local para desenvolvimento dos Açores, diz José Manuel Bolieiro
Presidência do Governo Regional
O Presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, reiterou hoje que o XIII Executivo açoriano considera e valoriza o “relevantíssimo” papel do poder local no desenvolvimento regional, como atesta o desígnio de transferir para os municípios parte do IVA de áreas ligadas ao turismo.
“O Governo quer propor fazer participar o poder local dos Açores nas receitas do chamado IVA turístico. Estamos a propor, para submeter depois ao parlamento, uma solução que permita passar essa receita turística como receita para o nosso poder local”, adiantou José Manuel Bolieiro.
O governante falava na Madalena, no Pico, depois de um encontro com o Presidente da Associação de Municípios da Região Autónoma dos Açores, José António Soares.
O diploma em questão, que foi já analisado em Conselho do Governo e segue agora para diálogo, determina afetar aos municípios da Região Autónoma dos Açores um valor fixo, anual, de 7,5% da receita total do IVA cobrado na região nos setores do alojamento, restauração, comunicações, eletricidade, água e gás.
Tal concretiza um compromisso do Governo Regional dos Açores com o desenvolvimento e cooperação com o poder local.
“Este governo é amigo do poder local, respeita e considera o papel relevantíssimo do desenvolvimento dos Açores inteiros que é prestado pelos municípios e freguesias”, acrescentou José Manuel Bolieiro, lembrando várias iniciativas já tomadas pelo XIII Governo dos Açores em prol dos municípios da região.