Açores participam na 37.ª Reunião do Conselho Coordenador do Sistema de Controlo Interno da Administração Financeira do Estado
Açores participam na 37.ª Reunião do Conselho Coordenador do Sistema de Controlo Interno da Administração Financeira do Estado
Secretaria Regional das Finanças, Planeamento e Administração Pública
A Região Autónoma dos Açores, representada pela Inspeção Regional Administrativa e da Transparência (IRAT), marcou presença na 37.ª Reunião do Conselho Coordenador do Sistema de Controlo Interno da Administração Financeira do Estado (SCI), que decorreu recentemente no Ministério das Finanças, em Lisboa.
Francisco Lima, Inspetor Regional, presente na reunião, explica que o encontro “serviu para assinalar a reativação das atividades deste Conselho”, que tem, entre outras, a missão de “consolidar metodologias harmonizadas de controlo” e “estabelecer critérios mínimos de qualidade do sistema nacional de controlo interno, suscetíveis de garantir um elevado nível de proteção dos interesses financeiros do Estado”.
Participaram na 37.ª reunião do Conselho Coordenador do SCI o Presidente do Tribunal de Contas, José F.F. Tavares, o Diretor-Geral do Orçamento, Mário Monteiro, e a Presidente do Instituto de Gestão Financeira da Segurança Social, Teresa Fernandes.
O Conselho Coordenador do SCI é presidido pelo Inspetor-Geral de Finanças, António Ferreira dos Santos, e reúne representantes de todos os órgãos setorais e regionais de controlo interno da Administração Financeira do Estado, entre os quais a IRAT.
A IRAT, no âmbito da qual funciona o Gabinete de Prevenção da Corrupção e da Transparência, criado pelo XIII Governo dos Açores, é o serviço estratégico de controlo, auditoria e fiscalização da administração direta e indireta da Região, com funções de coordenação na área da transparência, prevenção e combate à corrupção.