RSS Notas Informativas

null Livro “A Indústria Baleeira dos Açores” apresentado no Museu da Indústria Baleeira

27 de Outubro 2021 - Publicado há 911 dias, 16 horas e 11 minutos
Livro “A Indústria Baleeira dos Açores” apresentado no Museu da Indústria Baleeira
location Angra do Heroísmo

Secretaria Regional da Cultura, da Ciência e Transição Digital

A Secretaria Regional da Cultura, da Ciência e Transição Digital, por via da Direção Regional da Cultura (DRC), através do Museu do Pico (MP), promove na próxima sexta-feira, dia 29 de outubro, pelas 20h30, no Museu da Indústria Baleeira, em São Roque, a apresentação do livro “A Indústria Baleeira dos Açores”, da autoria de José Carlos Garcia, com apresentação de Susana Goulart Costa.

A obra resulta de um trabalho de investigação sobre a baleação Açoriana, parte integrante da identidade cultural da Região, com base numa perspetiva antropológica, desenvolvida sob orientação de Rui de Sousa Martins, membro da Comissão Coordenadora Científica do Centro de Estudos Humanísticos da Universidade dos Açores.

O autor refere que a edição aborda questões como "a cetofauna, a riqueza das baleias arrojadas, a importação de azeite de peixe do Brasil, a passagem da baleação atlântica anglo-norte-americana, que privilegiou o cachalote e o desenvolvimento da sua pesca longínqua, interinsular e local".

José Carlos Garcia, natural de São Roque do Pico, é um investigador na área da antropologia da ilha do Pico, sobre a qual tem produzido trabalhos de temática patrimonial e museológica. Como autor, conta já com várias publicações, nomeadamente sobre a temática baleeira, tendo editado o seu primeiro livro em 1998.

A Direção Regional da Cultura informa que estes e outros eventos estão disponíveis para consulta na Agenda Cultural do Portal Cultura Açores no endereço eletrónico www.culturacores.azores.gov.pt.