"Novos Idosos" é um “programa estruturante para a sociedade açoriana para enfrentar a transição demográfica”, considera Artur Lima
"Novos Idosos" é um “programa estruturante para a sociedade açoriana para enfrentar a transição demográfica”, considera Artur Lima
Vice-Presidência do Governo Regional
O Vice-Presidente do Governo Regional dos Açores, Artur Lima, presidiu, hoje, no Solar dos Remédios, em Angra do Heroísmo, ao encerramento da cerimónia de apresentação de resultados do programa "Novos Idosos".
O Vice-Presidente principiou por recordar que “os Açores enfrentam sérios e estruturais desafios geográficos e demográficos”, contexto que apresenta “desafios significativos ao nível do desenvolvimento económico, da coesão social ou da qualidade de vida à medida que se envelhece”.
Esta realidade torna “imperativo agirmos com respostas sociais inovadoras. E o Novos Idosos é de um enorme rasgo criativo, é um tremendo sucesso”, considerou Artur Lima.
O programa “é uma concretização humanista”, por colocar “o idoso e a sua dignidade no centro da ação política”, afirmou.
A implementação de cuidados diferenciados e individualizados permite que os beneficiários “estejam mais próximos dos seus espaços, dos seus objetos pessoais, da sua família, e que tenham mais segurança, independência e maior controlo sobre o seu dia-a-dia”, salientou o Vice-Presidente.
“Às famílias, deu-lhes mais tempo e recursos para gerirem a sua vida familiar ou profissional, e, aos cuidadores, trouxe valorização e profissionalização, através de formação e emprego”, vincou.
Em referência às conclusões do relatório “Preparing for Demographic Change in the Azores, Portugal”, publicado este ano pela OCDE, Artur Lima relevou o potencial da medida para, a longo-prazo, reduzir os custos de saúde e melhorar a qualidade dos serviços prestados.
“O Governo poupa dinheiro. Este é um programa de investimento, porque gera poupança monetária, gera qualidade de vida, gera bem-estar”, referiu.
Sobre o mais recente relatório de avaliação do "Novos Idosos", elaborado por uma entidade externa, o Vice-Presidente do Governo destacou o “impacto altamente positivo”, mencionando que a participação foi bem recebida por todos, sendo que a maioria se mostra extremamente satisfeita.
Lembrando todas as entidades envolvidas e expressando agradecimento a todos os membros da equipa que conceberam e operacionalizaram o "Novos Idosos", Artur Lima enfatizou que “valeu a pena lutar por aquilo em que se acredita”, apesar das “muitas dificuldades, combates e lutas diárias”.
Para o Vice-Presidente do Governo, “este é um programa estruturante para a sociedade açoriana”.
“Hoje sinto uma gratidão enorme. Não por mim, mas pelos nossos idosos”, sublinhou.
O Programa "Novos Idosos", criado em 2022, com recurso a financiamento do PRR, já beneficiou 519 idosos. Atualmente existem 400 beneficiários na Região.