Aplicação mySaúde Açores passa a disponibilizar resultados de análises
Secretaria Regional da Saúde e Segurança Social
Desde segunda-feira que os resultados de análises clínicas - feitas a partir dessa data, 21 de julho - passaram a estar disponíveis na aplicação mySaúde Açores.
Acedendo-se ao separador “documentos do utente”, este passa a ter acesso aos resultados de forma rápida através do telemóvel sem ter de se deslocar à unidade de saúde onde as análises foram efetuadas.
Também a partir desta semana, as informações relacionadas com as consultas, entre elas as marcações, cancelamentos, reagendamentos e lembretes, passaram a ser enviadas por SMS, com o remetente “mySaude”. Os utentes que têm a aplicação mySaúde Açores recebem uma notificação 48 horas antes da consulta marcada e só recebem o aviso por SMS se esta não for aberta num prazo de duas horas.
O novo sistema abrange todos os utentes do Serviço Regional de Saúde, quer estejam ou não registados no mySaúde Açores, e aplica-se às consultas dos centros de saúde todas as ilhas e aos Hospitais da Terceira e Horta.
O Hospital do Divino Espírito Santo, em São Miguel, será incluído quando for integrado no mySaúde Açores, em data a anunciar em breve.
A Secretaria Regional da Saúde e Segurança Social esclarece que os anteriores métodos de comunicação, como a chamada telefónica e comunicação por carta, poderão ainda ser usados em casos pontuais de utentes com dificuldades de uso de dispositivos móveis e sugere que, nestes casos, as contas destes utentes sejam geridas por outros familiares através da aplicação mySaúde Açores.
A aplicação dispõe ainda de um novo separador, denominado ‘dashboard’, que permite ao utente atualizar os seus dados de saúde, como a tensão arterial, peso, ritmo cardíaco e glicémia, para que futuramente sejam incluídos no seu processo clínico, tornando assim mais fácil a comunicação entre o utente e o seu médico, assim como o acompanhamento do seu processo e evolução.
A Secretaria Regional da Saúde e Segurança Social reforça o apelo a todos os açorianos para que instalem e se registem na aplicação ou portal, de forma a usufruir em pleno de todas as suas funcionalidades.