RSS Notas Informativas

null Região está a recuperar do desinvestimento de uma década em novas repostas habitacionais

4 de Julho 2025 - Publicado há 1 dias, 15 horas e 27 minutos
Região está a recuperar do desinvestimento de uma década em novas repostas habitacionais
location Ponta Delgada

Secretaria Regional da Juventude, Habitação e Emprego

A Região estão a recuperar do desinvestimento de uma década em novas respostas habitacionais, uma “opção política irresponsável” de anteriores governos regionais que conduziram ao défice de habitações no parque habitacional público da Região que ainda se regista nos Açores, num quadro de forte pressão sobre a procura.

A garantia foi dada hoje pela Secretária Regional da Juventude, Habitação e Emprego, durante a cerimónia de lançamento da primeira pedra da empreitada de construção de 12 novas habitações, na Rua Calço da Má Cara, freguesia de São Sebastião, promovidas e executadas pela Câmara Municipal de Ponta Delgada no âmbito do PRR.

“Em Ponta Delgada, o maior concelho dos Açores, herdámos uma situação de abandono, de projetos paralisados e de desresponsabilização política. O que fizemos? Decidimos agir. E estamos a agir com sentido de responsabilidade, com coragem e com resultados concretos”, sublinhou Maria João Carreiro.

Estão a ser executadas pelo Governo dos Açores no concelho de Ponta Delgada mais de 200 respostas habitacionais, entre construções, reabilitações e infraestruturação de lotes, num investimento global (PRR e Orçamento da Região) de cerca de 10 milhões de euros, em freguesias como São Roque, Santa Clara, Arrifes, Covoada, Feteiras, Ginetes, Capelas, São Vicente Ferreira ou Fenais da Luz.

“A nossa ação chega às freguesias da cidade e às freguesias mais afastadas porque esta nova política regional de habitação não se compadece com hesitações ou com discursos fáceis: é uma política que avança, que transforma e que coloca as pessoas e as famílias em primeiro lugar”, vincou a titular da pasta da Habitação.

Maria João Carreiro enalteceu, ainda, o “empenho, a resiliência e o bom trabalho” da Câmara Municipal de Ponta Delgada e do seu Presidente, Pedro Nascimento Cabral, na resposta autárquica aos desafios da habitação em Ponta Delgada e na “cooperação consequente” com o Executivo regional para garantir novas casas.

“Da parte do Município de Ponta Delgada, temos contado com um parceiro diligente, disponível e comprometido, que compreende a urgência da habitação e que tem sido fundamental para garantir celeridade nos licenciamentos e no apoio técnico e institucional em cada projeto”, observou.

Segundo a governante, “esta parceria entre Governo e autarquia é um exemplo de como se devem conduzir as políticas públicas: com responsabilidade, com eficácia e com um único objetivo, o de servir as pessoas”.