Governo dos Açores saúda estreia do voo da Binter entre Tenerife e Ponta Delgada
Secretaria Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas
A Secretária Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas, Berta Cabral, congratulou-se hoje com o voo inaugural da nova rota da Binter entre Tenerife Norte, ilhas Canárias, e Ponta Delgada.
Berta Cabral falava aos jornalistas, no Aeroporto João Paulo II, na chegada do voo inaugural desta nova rota que, até 21 de outubro, opera 17 voos, num Embraer E195-E2. Estão disponíveis 132 lugares por cada voo.
Entre o Aeroporto de Los Rodeos (Tenerife Norte) e o Aeroporto João Paulo II, em Ponta Delgada, passa a receber, a partir de agora, um voo semanal, às terças-feiras. O voo tem a duração de duas horas e trinta minutos.
Para a governante, o facto de a Binter ter apostado em mais esta rota “é sinal de que a ligação entre a Gran Canária e Ponta Delgada, que existe há já alguns anos, correu de acordo com as expetativas da companhia aérea canarina”, o que satisfaz o executivo açoriano.
E prosseguiu: “o primeiro voo veio com uma taxa de ocupação muito boa – acima de 73% de lá para cá e 80% de cá para lá – o que é muito promissor. A Binter vai fazer uma rota semanal, como todas as rotas começam com segurança, por forma a consolidar mais esta ligação”.
“Espero que esta nova rota se consolide. Há muita afinidade entre os Açores e as Canárias, como entre Portugal e Espanha. Neste momento, a Espanha é o nosso terceiro mercado emissor e julgo que esta nova rota será mais uma a fazer parte da grande conetividade existente entre os dois países ibéricos”, disse.
Saliente-se que alguns passageiros que chegaram hoje a Ponta Delgada, vindos de Tenerife, visitam os Açores pela segunda vez com o objetivo de conhecer outras ilhas, o que levou Berta Cabral a destacar a importância de mais esta ligação para “ter turismo todo o ano e em todas as ilhas” e a destacar que “a grande vantagem do destino Açores é oferecer vários destinos num único”.
“É apelativo para quem nos visita conhecer várias experiências e várias realidades, ao mesmo tempo que os Açores têm uma maior dispersão dos fluxos turísticos por todas as ilhas, o que é muito importante, quer seja na época baixa, quer seja na época alta”, sublinhou.
Numa altura em que são já 14 as companhias a voar para Ponta Delgada, provenientes de 30 destinos, Berta Cabral sublinha: “temos vindo a consolidar, de ano para ano, o destino Açores com novas rotas. Este ano, temos mais três novas rotas, de Dusseldorf e Tenerife para Ponta Delgada e de Zurique para a ilha Terceira”.