Governo dos Açores assegura 20 novas vagas imediatas de berçário no concelho de Ponta Delgada
Secretaria Regional da Saúde e Segurança Social
A Secretária Regional da Saúde e Segurança Social, Mónica Seidi, visitou hoje as novas salas de berçário instaladas na creche da associação Enzinazor, no Colégio Palmo e Meio, em Ponta Delgada.
“Esta reconversão de salas e reorganização da creche, ajustada às necessidades da lista de espera que é efetivamente maior nesta idade, permitiu criar duas novas salas de berçário com entrada imediata, totalizando cinco salas para a idade com maior procura nesta valência aqui na instituição”, sublinhou a governante.
Para a implementação das novas salas foi necessário realizar pequenas adaptações, a nível da copa de leite, e adquirir algum mobiliário.
“Estamos assim atentos às necessidades das famílias, e em dar uma resposta imediata a 20 novas crianças com menos de um ano. Está já a decorrer o processo de seleção para admissões no próximo ano letivo, que se prevê que esteja concluído até final de julho”, assinalou ainda Mónica Seidi.
Desde 2020, e até ao primeiro semestre de 2025, o Governo dos Açores já criou 815 novas vagas em creche, sendo o valor investido para a gratuitidade em creche só para o presente ano superior a 23 milhões de euros de euros, o que corresponde a um aumento de 82% no valor investido desde 2020.