RSS Notas Informativas

null Nota à imprensa – Presença da Vespa Velutina (Vespa Asiática) em São Miguel

3 de Fevereiro 2025 - Publicado há 1 dias, 20 horas e 1 minutos
Nota à imprensa – Presença da Vespa Velutina (Vespa Asiática) em São Miguel
location Angra do Heroísmo

Secretaria Regional da Agricultura e Alimentação

No dia 27 de janeiro, foi dado conhecimento à Direção Regional de Agricultura, Veterinária e Alimentação da existência de um ninho de vespas numa propriedade privada, nas Areias de Rabo de Peixe, ilha de São Miguel. Foram desencadeados os procedimentos instituídos de averiguação, e, nesse sentido, o Serviço de Desenvolvimento Agrário de São Miguel fez deslocar uma brigada ao local que procedeu à recolha do ninho. Após perícia técnica, apurou-se que o mesmo pertencia a indivíduos da espécie Vespa Velutina Nigrithorax, vulgarmente conhecida por Vespa Asiática.

A Vespa Velutina Nigrithorax chegou ao território de Portugal continental em 2011, e, em sequência, foi instituído na Região Autónoma dos Açores um sistema preventivo de vigilância para a presença deste inseto. Até este avistamento, não tinha sido detetado qualquer indício da presença deste inseto na Região. 

Este é um inseto predador, causador de impactos negativos graves no ambiente, biodiversidade e na apicultura, sendo também um problema de segurança das populações, por ser muito agressivo quando perturbado.

A Direção Regional da Agricultura, Veterinária e Alimentação e o Serviço de Desenvolvimento Agrário de São Miguel implementaram um plano de ação com vista a determinação da localização e da extensão geográfica afetada por este inseto. Este plano inclui a parceria com várias entidades no combate e tentativa de erradicação, nesta fase inicial de invasão. Neste sentido, foram de imediato tomadas as seguintes diligências:

•          Criação de uma brigada especializada na distribuição, montagem e monitorização das armadilhas de vespas;

•          Criação de um perímetro de segurança num raio de 5km do foco;

•          Até ao momento já foram instaladas mais de 30 armadilhas em terrenos limítrofes e nos 18 apiários existentes no perímetro de intervenção.

Torna-se por isso, e a partir deste momento, necessário encetar uma série de procedimentos, de modo a estabelecer-se uma vigilância ativa, captura de indivíduos e destruição de ninhos. O envolvimento de todos é imprescindível.

A Direção Regional da Agricultura, Veterinária e Alimentação irá promover uma ação de formação sobre a Vespa Asiática, com a presença do Eng.º João Casaca, da Federação Nacional de Apicultores de Portugal, na próxima segunda-feira, dia 10 de fevereiro, pelas 19H00, no Auditório do Laboratório Regional de Engenharia Civil.

Em caso de dúvida ou suspeita, deve ser contactado o Serviço de Desenvolvimento Agrário da Ilha de São Miguel ou a sua Câmara Municipal, e não se deve proceder à destruição de ninhos sem acompanhamento técnico especializado.