Novo portal do Artesanato dos Açores reforça proximidade e simplificação de procedimentos com artesãos e empresas artesanais
Novo portal do Artesanato dos Açores reforça proximidade e simplificação de procedimentos com artesãos e empresas artesanais
Secretaria Regional da Juventude, Habitação e Emprego
Está criado o novo portal digital do Artesanato dos Açores, disponível em artesanato.azores.gov.pt, para permitir o acesso online dos artesãos e empresas artesanais aos serviços do Centro de Artesanato e Design dos Açores (CADA).
O portal foi apresentado esta sexta-feira pela Secretária Regional da Juventude, Habitação e Emprego, Maria João Carreiro, na “Expo Açores Artesanato – Natal 2024”, que está a decorrer até domingo, no Pavilhão do Mar, em Ponta Delgada.
“A nova morada digital do Artesanato dos Açores reforça a proximidade, a simplificação e a transparência da governação e dos serviços públicos com os cidadãos”, caracterizou, acrescentando que a digitalização deste serviço público contribui, também, para promover a “modernização da presença do artesanato na internet”.
No portal que estará disponível a partir da próxima semana, os artesãos e empresas artesanais têm acesso a uma chave-móvel e área reservada que lhes irá permitir a submissão, tramitação e gestão de procedimentos, como candidaturas a incentivos, pedidos de obtenção e renovação da Carta de Unidade Produtiva Artesanal (UPA) e Carta de Artesão, bem como a possibilidade de requererem a certificação de produtos com a marca “Artesanato dos Açores”.
“A partir de agora, a apresentação das candidaturas ao sistema de incentivos [SIDART] passa a estar integrada na mesma plataforma que agrega todos os serviços disponibilizados pelo CADA, o que vem desmaterializar processos e permitir o acompanhamento online das etapas de cada candidatura”, reforçou.
Foi ainda criado um catálogo digital para divulgação e georreferenciação (por concelho e ilha) das produções artesanais, artesãos, empresas e oficinas, “o que permite novas possibilidades de identificação e divulgação dos artesãos e empresas artesanais junto do público”, valorizou Maria João Carreiro.
“Este é um compromisso que nos orgulhamos de honrar, porque resulta do investimento público que a Região está a fazer no setor do artesanato e porque se traduz em inegáveis mais-valias para os artesãos e empresas artesanais”, disse, indicando que foram investidos no novo portal 27 mil euros.
A Secretária Regional com a tutela do Artesanato aproveitou a ocasião para fazer um balanço de 2024, “um ano verdadeiramente positivo para o Artesanato dos Açores”, que fica marcado, além do novo portal, pela implementação do sistema de certificação Indicação Geográfica (IG).
“A certificação IG significa a validação e o reconhecimento das produções artesanais no espaço do território nacional e europeu. É uma mais-valia para a proteção e projeção do saber-fazer artesanal, já que a produção dos produtos com certificação IG passa a estar circunscrita ao território dos Açores e artesãos açorianos certificados”, explicou.
No conjunto das feiras “Expo Açores Artesanato”, entre as quais as que estão associadas às principais festividades de verão no arquipélago, passaram este ano cerca de 300 artesãos, estando a ser preparada uma candidatura no âmbito do FEDER no valor de 200 mil euros para renovar a imagem destas feiras, adiantou.
Só na “Expo Açores Artesanato – Natal 2024”, que abriu portas na quarta-feira, estão em exposição produtos de 84 artesãos e empresas artesanais da Região, que identificam nesta organização do CADA uma oportunidade para a comercialização das suas produções, muitas das quais certificadas pela marca “Artesanato dos Açores”.
Em 2025, a Secretaria Regional da Juventude, Habitação e Emprego, através do CADA, vai investir 1 milhão de euros no desenvolvimento de políticas de apoio à produção, inovação, divulgação e comercialização do Artesanato dos Açores.