Açores têm feito esforços para “corresponder às expetativas” de quem escolhe a Região para viver, realça Paulo Estêvão
Açores têm feito esforços para “corresponder às expetativas” de quem escolhe a Região para viver, realça Paulo Estêvão
Secretaria Regional dos Assuntos Parlamentares e Comunidades
O Secretário Regional dos Assuntos Parlamentares e Comunidades, Paulo Estêvão, sublinhou hoje, no encerramento do II Fórum das Migrações, que a Região tem vindo a “fazer um esforço para corresponder às expetativas” de quem escolhe os Açores para residir e trabalhar.
Na sessão, tida na Universidade dos Açores, em Ponta Delgada, o governante adiantou que será aumentado o número de cursos de português destinados aos emigrantes.
Para além disso, haverá “aprendizagens sobre a diáspora” nas escolas da Região, ao mesmo tempo que a Secretaria Regional dos Assuntos Parlamentares e Comunidades implementará um gabinete de estudos para “mapear bem as comunidades” de açorianos e açordescendentes espalhadas pelo mundo.
“Queremos conhecer cada vez melhor as nossas comunidades”, realçou Paulo Estêvão, que garantiu também que haverá, com o atual Governo dos Açores, aumentos dos apoios para as associações de emigrantes.
“Somos um Governo proativo. Queremos fazer coisas no concreto”, prosseguiu, lembrando ainda que, no que refere a formações de jornalistas, área também sob a sua tutela, estas serão também abertas a profissionais que trabalham na diáspora.
O primeiro Fórum das Migrações foi realizado a 26 e 27 de outubro de 2023, nas ilhas do Faial e do Pico.
O Fórum, que reuniu na quinta-feira e hoje, juntou académicos e especialistas na área das migrações, bem como representantes das associações regionais que desenvolvem trabalho na integração dos migrantes na Região.
O programa abrangeu ainda a partilha de testemunhos, apresentando as perspetivas de imigrantes, de emigrantes regressados e de imigrantes açordescendentes que se encontram integrados em todas as ilhas do arquipélago.