José Manuel Bolieiro reafirma “compromisso com o desenvolvimento” de São Roque do Pico
Presidência do Governo Regional
O Governo dos Açores reuniu-se esta tarde, no âmbito da visita estatutária à ilha do Pico, com o Presidente da Câmara Municipal de São Roque do Pico, Luís Filipe Silva, para debater temas de relevância para o concelho e para a ilha.
O Presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro, destacou na ocasião a importância do papel do poder local no desenvolvimento das ilhas, sublinhando a “confiança” na parceria com a autarquia de São Roque do Pico.
“Esta visita estatutária à ilha do Pico, e desta feita aqui, ao concelho de São Roque do Pico, confirma que é possível, com consistência das nossas políticas públicas e decisões de desenvolvimento territorial, passar um velho sonho de gerações no que toca à intervenção na baía de São Roque do Pico”, afirmou.
Entre as medidas anunciadas, destacou-se o lançamento do concurso para a obra de proteção costeira e ordenamento da baía de São Roque do Pico. O projeto, avaliado em cerca de 35 milhões de euros, pretende acrescentar valor e melhorar as condições da vila.
Outro tema em destaque foi a requalificação do Centro de Saúde de São Roque do Pico, uma preocupação identificada pela Câmara Municipal devido ao estado avançado de degradação da infraestrutura. O Governo dos Açores comprometeu-se a avançar com um investimento estimado em três milhões de euros para a melhoria das condições desta infraestrutura de saúde.
Ainda no concelho, o líder do executivo açoriano presidiu à apresentação do Projeto de Reconstrução e Ampliação da Estrutura Residencial para Idosos (ERPI) e criação de um Centro de Dia na Santa Casa da Misericórdia de São Roque do Pico. A instituição, que atualmente apoia 241 utentes, enfrenta desafios devido à lista de espera de 19 pessoas para a ERPI.
O projeto prevê a ampliação da estrutura, com a criação de 32 novos quartos que disponibilizarão 60 vagas para ERPI e 20 para o Centro de Dia. Este investimento, avaliado em cerca de 4,8 milhões de euros e financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), visa assegurar o cumprimento da legislação aplicável e melhorar as condições de apoio aos utentes.
“A criação de um Centro de Dia em São Roque do Pico é uma resposta essencial às necessidades da nossa população, garantindo-lhes um espaço adequado, digno e com as condições necessárias para promover a sua qualidade de vida. Estamos a investir no futuro das nossas gerações mais experientes e no reforço da coesão social”, sublinhou José Manuel Bolieiro.
O projeto permitirá não só melhorar a capacidade de resposta da Santa Casa, como também gerar impacto social positivo ao apoiar as famílias e os cuidadores, promovendo o envelhecimento ativo e saudável na Região.
A visita estatutária confirma assim o empenho do Governo em continuar a reforçar parcerias locais e a implementar investimentos estratégicos para a qualidade de vida na ilha do Pico.