RSS Notas Informativas

null Jovens açorianos com mais oportunidades de participação na construção de políticas públicas de juventude 

23 de Novembro 2024 - Publicado há 19 horas e 48 minutos
Jovens açorianos com mais oportunidades de participação na construção de políticas públicas de juventude 
location Praia da Vitória

Secretaria Regional da Juventude, Habitação e Emprego

Os jovens açorianos têm hoje acesso a mais oportunidades de participação na construção conjunta de políticas públicas de juventude, sendo que desde 2023 já participaram em fóruns de auscultação promovidos pelo Governo dos Açores mais de 2.000 jovens de todas as ilhas da Região, adianta Maria João Carreiro.

A Secretária Regional da Juventude, Habitação e Emprego, que presidia à sessão abertura do “Estou ON! Encontro de Jovens e Líderes Associativos”, na Praia da Vitória, na ilha Terceira, garantiu que o Governo dos Açores “tudo continuará a fazer para mobilizar cada vez mais jovens para a participação na vida pública”.

Entre as ações e iniciativas promovidas pela coligação PSD/CDS/PPM destacadas pela governante está um estudo sobre o estado da participação cívica e política dos jovens açorianos, que envolveu mais de 1.100 jovens de todas as ilhas, ou a realização de dois seminários DemocraciAz, que envolveu cerca de 300 jovens.

Desde 2023, já se realizaram seis Conselhos de Juventude dos Açores – o órgão de consulta do Governo Regional em matéria de Juventude; o roteiro “Jovens com Voz”, que percorreu cada uma das nove ilhas e envolveu 400 jovens, ou ainda o Fórum Democracia 25.4, promovido em parceria com a Federação Nacional das Associações Juvenis, em Ponta Delgada, no qual participaram cerca de 200 jovens.

“Só conseguimos criar políticas adequadas, eficazes e verdadeiramente alinhadas com as necessidades e expetativas dos jovens, se formos capazes de os envolver na construção de medidas das quais poderão e deverão ser destinatários”, disse.

Entre os desafios que se colocam em termos de participação democrática juvenil está o combate à desinformação, às 'fake news' e ao populismo, que “comportam riscos para o exercício de uma cidadania informada, plural e inclusiva”, indicou.

Tendo em vista uma resposta conjunta a este desafio, a Secretaria Regional da Juventude, Habitação e Emprego, através da Direção Regional da Juventude, desenvolveu durante este ano o projeto “Estás ON! “Estás ON! Informa-te, Debate e Decide”, cofinanciado pelo Erasmus+, Juventude, Desporto e CES.

Este projeto incluiu diferentes iniciativas, entres as quais três laboratórios participativos e construção pelos jovens de um manifesto que será apresentado amanhã no encerramento do Encontro com a proposta de ações para combater a desinformação e que será depois entregue aos decisores públicos da Região.

“Temos de ser capazes de assumir o encargo e a responsabilidade de criar sinergias que envolvam a sociedade e os Órgãos de Poder, incluindo a Comunicação Social, na formação, informação, sensibilização e envolvimento dos jovens na construção de uma sociedade sã”, defendeu Maria João Carreiro.

Participam no encontro no “Estou ON! Encontro de Jovens e Líderes Associativos”, que termina amanhã na Praia da Vitória, cerca de uma centena de jovens, professores universitários, peritos em comunicação e cidadania participativa, decisores políticos e dirigentes das associações de juventude dos Açores.

Recorde-se que o Plano e Orçamento para 2025 proposto pela coligação PSD/CDS/PPM, que será apreciado e votado na próxima semana no Parlamento açoriano, propõe um reforço de 10 mil euros no investimento público em “Participação e Associativismo Jovem”, totalizando 470 mil euros no próximo ano.

A proposta de orçamento para o próximo ano para a Juventude ascende aos 3,5 milhões de euros, dos quais 1 milhão de euros para a execução da medida “Regressa a Casa” integrada no pacote “+ Jovem” para atrair, reter e fixar talento jovens em cada uma das ilhas do arquipélago.