Investimento de 19 milhões na EBI Arrifes comprova objetivo de "dotar a Região de boas infraestruturas escolares”, afirma José Manuel Bolieiro
Investimento de 19 milhões na EBI Arrifes comprova objetivo de "dotar a Região de boas infraestruturas escolares”, afirma José Manuel Bolieiro
Presidência do Governo Regional
O Presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro, inaugurou hoje, acompanhado da Secretária Regional da Educação, Cultura e Desporto, Sofia Ribeiro, e da Secretária Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas, Berta Cabral, as obras de requalificação e capacitação das instalações dos 2º e 3º ciclos da EBI de Arrifes, na ilha de São Miguel, sinalizando o arranque do ano letivo.
“Esta era uma ambição muito antiga que está agora finalmente realizada. A convicção desta governação levou por diante uma velha ambição dos arrifenses e para esta comunidade educativa, que está feliz, tão feliz como eu”, lembrou José Manuel Bolieiro.
E acrescentou: “estive cá a lançar a primeira pedra em 2021 e agora estou verdadeiramente feliz porque estamos a inaugurar este edifício, partilhando com toda a comunidade educativa a alegria de olharmos o próximo futuro com outra esperança”.
Esta obra surge no âmbito de outras já realizadas pelo Governo dos Açores com o objetivo de “dotar a Região de boas infraestruturas escolares”.
Trata-se de um investimento de 19 milhões de euros, realizado pelo Governo dos Açores, que permite uma escola composta por um edifício novo, com uma área de implantação de cerca de 3500 m2, com 3 pisos, onde se concentram todas as funcionalidades da escola com exceção da prática desportiva, que corresponde a mais de 10 mil m2 de área bruta de construção.
“Estamos promovendo, do lado do ensino, docentes motivados e estáveis; do lado da aprendizagem, capacidade e motivação nos alunos para aprender, e a todos os colaboradores” para prosseguirem a sua missão, sublinhou José Manuel Bolieiro.
Esta é uma infraestrutura que, além de dedicada aos alunos, serve a comunidade juvenil da freguesia dos Arrifes e do concelho de Ponta Delgada.
O complexo é formado por 26 salas de aula, 12 salas de grupo, duas salas multifuncionais de EVT com oficina e arrecadação, duas salas multifuncionais de Educação Tecnológica com oficina e arrecadação, um laboratório de Físico/Química, dois Laboratórios de Ciências da Natureza, 2 duas salas de Música e quatro salas de Informática, entre outros gabinetes de trabalho e espaços de desporto e lazer.
O novo edifício escolar prevê a capacidade para 750 alunos, distribuídos pelos 2º, 3º Ciclos e ensino Especial.
O Presidente do Governo dos Açores aproveitou a oportunidade para lembrar os bons resultados obtidos nos exames e provas nacionais, num ano em que os alunos açorianos obtiveram melhores médias do que os alunos portugueses em geral em 10 disciplinas, destacando-se os resultados a português e a matemática A.
No ano em que os Açores atingiram o valor mais baixo de sempre da taxa de abandono precoce da educação e da formação, que era de 27% e este ano foi de 21,7%.
“O que temos feito é substantivo e transformador. Estamos melhor do que já estivemos. Esta é uma conclusão inegável”, afirmou José Manuel Bolieiro.
O governante acrescentou que a ambição do Governo dos Açores sempre foi colocar a Educação como uma “grande prioridade”, um "verdadeiro elevador social do desenvolvimento dos Açores”, concluiu.
O Governo dos Açores tem procurado uma aposta na “valorização do docente”, na sua carreira, no desenvolvimento da sua dignidade profissional e remuneratória e na estabilidade ao seu vínculo laboral.
A Presidente do Conselho Executivo da EBI Arrifes, Isolina Medeiros, destacou, à margem da visita, este momento como sendo "um dia de grande alegria" para todos.