13 de Fevereiro 2023 - Publicado há 436 dias, 18 horas e 16 minutos
Jovens açorianos vencem prémios no Ano Europeu da Juventude
location Ponta Delgada

Secretaria Regional da Juventude, Qualificação Profissional e Emprego

A Secretária Regional da Juventude, Qualificação Profissional e Emprego congratula os jovens Rodrigo Diogenes e Diogo Fructuoso, bem como a Associação de Juventude Aprender a Viver (AJAV), pela conquista dos prémios Ano Europeu da Juventude – AEJ 2022, promovidos pelo Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ).

“A mobilização dos jovens e das associações, por um lado, e os resultados alcançados, por outro, são um motivo de orgulho para a região. A juventude açoriana respondeu positivamente ao desafio de pensar a Europa e a construção de um futuro melhor: mais verde, mais inclusivo e digital”, afirma Maria João Carreiro.

Rodrigo Diogenes foi o vencedor regional do Prémio “Criarte AEJ 2022”, no escalão dos 12-17 anos, com o trabalho de ilustração “OMA – Oficina Móvel de Artes”, subordinado ao tema “Intercâmbio de Aprendizagens, Solidariedade e Arte”. 

O Prémio “Criarte AEJ 2022”, direcionado para os jovens dos 12 aos 35 anos de idade, visou promover e estimular a criação literária ou artística alusiva ao Ano Europeu da Juventude, premiando os trabalhos mais criativos e inovadores.

Diogo Fructuoso foi o vencedor regional do mesmo Prémio “Criarte AEJ 2022”, desta feita na faixa etária dos 18-25 anos, com o projeto de dança e pintura “Açores estão com a Ucrânia”, subordinado ao tema “Solidariedade com a Ucrânia”.

Por seu turno, a Associação de Juventude Aprender a Viver (AJAV) foi a vencedora regional do Prémio “Europa para ti AEJ 2022”, com o projeto “Candidatura Inclus’Art”.

O Prémio “Europa para ti AEJ 2022” premiou as associações de jovens que se destacam pelas atividades desenvolvidas em 2022, no âmbito do Ano Europeu da Juventude.

A entrega dos prémios vai decorrer no encerramento nacional do Ano Europeu da Juventude, no próximo dia 26 de fevereiro, em Guimarães, no contexto do Encontro Nacional de Juventude.

O Ano Europeu da Juventude foi comemorado durante o ano de 2022, por proposta da Comissão Europeia e aprovada pelo Conselho da União Europeia e pelo Parlamento Europeu.

A Secretaria Regional da Juventude, Qualificação Profissional e Emprego, através da Direção Regional da Juventude, disponibilizou no ano passado um apoio extraordinário, designado “Associa-te”, no âmbito do Programa de Incentivo ao Associativismo Juvenil (PIAJ), para incentivar a participação dos jovens açorianos na celebração do Ano Europeu da Juventude.

© Governo dos Açores

Partilhar