10 de Fevereiro 2023 - Publicado há 432 dias, 8 horas e 37 minutos
Apoio ao arrendamento nos Açores com investimento de 3,3 milhões de euros em 2023
location Ponta Delgada

Vice-Presidência do Governo Regional

A Vice-Presidência do Governo Regional, através da Direção Regional da Habitação, admitiu um total de 1.872 candidaturas ao abrigo do programa de Incentivo ao Arrendamento.

O apoio irá abranger cerca de 4.526 cidadãos, o que corresponde a um investimento mensal na ordem dos 274 mil euros, totalizando 3,3 milhões de euros durante o ano de 2023.

No passado dia 8 de fevereiro, já foram pagas as primeiras mensalidades aos agregados familiares beneficiários deste programa.

Informa-se ainda que o Incentivo ao Arrendamento – Jovem representa 34% do total das candidaturas.

Este apoio destina-se exclusivamente a cidadãos com residência permanente na Região Autónoma dos Açores, há pelo menos três anos, e traduz-se na atribuição de uma subvenção mensal, não reembolsável, aos agregados familiares que reúnam as condições de acesso.

De acordo com Artur Lima, Vice-Presidente do Governo, está em curso a consolidação da estratégia do XIII Governo Regional dos Açores em matéria habitacional, que assenta no contínuo apoio às famílias dos Açores a concretizar o seu direito de acederem a uma habitação adequada às suas expetativas de vida.

Tendo presente as situações de grave carência habitacional, o governante defendeu que o Governo Regional, através dos programas existentes e dos investimentos previstos ao abrigo do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), pretende igualmente responder aos jovens que procuram a primeira habitação.

© Governo dos Açores | Fotos: VPGR

Partilhar