Secretária da Educação elenca medidas tomadas durante o mandato na Escola Antero de Quental
Secretaria Regional da Educação e dos Assuntos Culturais
A Secretária Regional da Educação e dos Assuntos Culturais, Sofia Ribeiro, identifica o que tem vindo a ser feito nos dois anos deste mandato na Escola Secundária Antero de Quental.
De acordo com a governante, logo no início do mandato, o XIII Governo dos Açores assegurou “ser prioritária” a intervenção na Escola Antero de Quental, numa visita à unidade orgânica, em que estiveram presentes as Secretárias Regionais da Educação, das Obras Públicas e Comunicações e da Cultura, Ciência e Transição Digital de então e, numa segunda visita, feita pelo Presidente do Governo dos Açores.
Na altura, foi assumida “a grande degradação” da Escola e a “necessidade de preservação”, enaltecendo o facto de ser “uma escola Palácio”, de valorização regional, “que faz parte da história da região” e pela qual “já passaram várias gerações de açorianos”.
Sofia Ribeiro explica que “foi definido um plano de intervenção” na escola, que foi “de imediato implementado”, tendo a Secretaria da Educação “dado nota desse plano à Associação de Pais em missiva enviada a 14 de dezembro de 2021”.
As medidas tomadas durante o mandato do XIII Governo dos Açores foram dadas a conhecer às associações de estudantes e de pais e encarregados de educação da Escola Secundária Antero de Quental em missivas enviadas.
Aos alunos, Sofia Ribeiro saudou o espírito proativo na defesa das condições de trabalho da escola, mas salientou, que deve ser “consubstanciado em informação atualizada”, lamentando que não tenha sido “apresentado qualquer pedido prévio por parte da associação de estudantes”.
A Secretária Regional da Educação apresentou aos alunos a sua “disponibilidade para o estabelecimento de um espírito de diálogo”, que considerou “condição essencial para a adequação das intervenções de ambas as partes”.
Durante os dois anos deste mandato, foi feita a “intervenção nos tetos pictóricos da sala de professores que se encontrava em risco de abatimento eminente, e que estava encerrada, tendo sido objeto de sustentação e estabilização do teto”. Para além disso, “foi feita a desinfestação das térmitas da respetiva ala”, adicionou.
Neste momento, “a sala dos professores já se encontra operacional”, assegurou a Secretária Regional.
Foi feita ainda “a recuperação e a manutenção dos portões da escola” e foi realizada uma “intervenção para garantir a segurança da varanda sul do Palácio, com o restauro e a recuperação dos vasos e pilaretes”.
E acrescentou: “Foi feito o retelho das salas 25 a 30, a pavimentação dos pátios localizados a sul, a reabilitação das caixas de escoamento no pátio da contemplação e o repavimento do mesmo”.
Foi feita também a “reparação das fissuras e impermeabilização de aba na cobertura do palácio e a substituição da cobertura do edifício da secção que continha amianto”.
No ginásio B, a titular da pasta da Educação explicou que foi feita “a reparação das infiltrações com a substituição da respetiva cobertura, o reforço das paredes, a substituição do pavimento e pinturas no exterior”.
“Foram ainda instaladas esteiras para cabos elétricos, foi feita a reabilitação da cobertura da fossa, do sistema de esgoto adjacente e o escoramento da cisterna”, frisou.
Sofia Ribeiro descreveu ainda que, durante os dois anos do mandato, ao abrigo do Plano de Recuperação e Resiliência, “foram adquiridos 364 computadores portáteis para uso genérico, mais 193 computadores direcionados ao projeto dos manuais digitais e respetivas licenças e ainda16 painéis interativos que serão entregues em breve”.
Ainda no âmbito dos manuais digitais, “foram instalados 11 equipamentos de redes de comunicações, estando prevista a instalação de mais 11, no decorrer do corrente ano letivo”.
“Para além disso, foram adquiridos nove kits de robótica, em que cada kit é composto por sete robôs diferentes, o que perfaz 63 robôs no total; foram adquiridos cinco kits de impressão 3D e ainda dois kits de realidade virtual, compostos por 16 óculos e 16 cubos para manipulação de objetos virtuais”, enumerou.
Sofia Ribeiro adiantou ainda que, este ano, “a escola deverá receber, à semelhança de todas as unidades orgânicas da Região, mais equipamentos informáticos e mais equipamentos de acesso à rede de comunicações.
Também este ano, as escolas, incluindo a Antero de Quental, vão receber “equipamentos especializados para sala de aula, solicitados no âmbito da consulta realizada às escolas durante o mês de janeiro”, como por exemplo “material de laboratório e equipamentos musicais para o ensino artístico”.
A Secretária Regional adiantou ainda que o número total de assistentes operacionais apurado para a Escola Secundária de Antero de Quental, “assim como para todas as outras unidades orgânicas”, resulta “do número e especificidades dos seus alunos, bem como das características e do modo de funcionamento do estabelecimento”. Para a Antero de Quental foi, nesse âmbito, “apurado um rácio atual de um trabalhador por cada 35 alunos”.
Face ao elencado, a governante “refuta as acusações de indiferença perante as necessidades da escola” e adianta que, “a par das pequenas reparações que são da competência do conselho executivo, a Secretaria Regional da Educação e dos Assuntos Culturais, em articulação com a Secretaria Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas, continuará a acompanhar e a encetar as intervenções que se revelem necessárias, nesta e em todas as escolas da região”.