3 de Fevereiro 2023 - Publicado há 446 dias, 22 horas e 19 minutos
Empreitada em São Vicente Ferreira é passo “firme” no reforço da oferta pública de habitação, defende Artur Lima
location Ponta Delgada

Vice-Presidência do Governo Regional

O Vice-Presidente do Governo Regional dos Açores, Artur Lima, assinou hoje o contrato da empreitada de execução das infraestruturas do loteamento de São Vicente Ferreira, no concelho de Ponta Delgada, à firma Albano Vieira, S.A., pelo valor de 552 mil euros.

“Trata-se de um investimento da Vice-Presidência do Governo na ordem dos 552 mil euros, com um prazo de execução de 180 dias, ao abrigo do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR)”, anunciou o governante.

A empreitada traduz-se em trabalhos de execução de rede viária, rede de abastecimento de água, rede de drenagem de águas pluviais e residuais, rede elétrica de iluminação pública e telecomunicações.

“Posteriormente, serão construídas e disponibilizadas 17 novas moradias nesta freguesia”, salientou Artur Lima, que falava na cerimónia de outorga do contrato, que decorreu esta manhã no Salão Nobre da Junta de Freguesia de São Vicente Ferreira.

Segundo o governante, este é “mais um passo seguro” não só para o bom cumprimento das metas estabelecidas no âmbito do PRR, como também para promover o “reforço da oferta pública de habitação”.

“Hoje demos mais um passo. Um passo firme e convicto que este é o caminho certo que nos irá permitir combater a dificuldade que muitos sentem na procura de uma habitação para a sua família”, afirmou.

Sem descurar aqueles que mais precisam, Artur Lima reiterou que o Executivo regional irá privilegiar a “modalidade de arrendamento com opção de compra”.

“Esta modalidade permitirá que o titular do contrato de arrendamento possa acionar a opção de compra do imóvel se assim o quiser, no momento que o entender. Evita-se, assim, o recurso ao crédito bancário no início da sua vida familiar”, defendeu.

Na sessão de hoje, o Vice-Presidente do Governo sublinhou que este é um “investimento há muito esperado”, tendo assinalado que o alvará de loteamento foi emitido a 30 de março de 2015, mas “nunca passou de uma intenção não concretizada”.

“Esta é a diferença entre o atual Governo e o anterior. Nós cumprimos. Não nos apressamos a anunciar intenções”, asseverou.

Artur Lima recordou que apesar dos condicionalismos externos que têm influenciado a execução dos investimentos do PRR, na área da habitação foram cumpridas as metas de desembolso acordadas para 2021.

“A nossa aposta em matéria de habitação não se esgota no Plano de Recuperação e Resiliência”, sinalizou, lembrando que desde o início da legislatura já foram “investidos 30 milhões de euros em apoios diretos aos açorianos através dos vários programas de apoio da Direção Regional da Habitação”.

© Governo dos Açores | Fotos: JF

Partilhar