4 de Fevereiro 2023 - Publicado há 447 dias, 11 horas e 33 minutos
Prevenção é meio mais eficaz de combater dependências, realça Clélio Meneses
location Angra do Heroísmo

Secretaria Regional da Saúde e Desporto

O Secretário Regional da Saúde e Desporto reiterou na sexta-feira, em Angra do Heroísmo, que a prevenção “é o meio mais eficaz de intervenção no âmbito das dependências e comportamentos aditivos”.

Clélio Meneses, que falava aos participantes na ação de formação destinada a dinamizadores nos Açores do programa de prevenção universal “Eu e os Outros”, da responsabilidade do Serviço de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e Dependências (SICAD), sublinhou a importância de “capacitar os mais jovens para os tornar capazes de lidar com situações de maior vulnerabilidade sem cair na dependência”.

O governante relevou a importância da colaboração do SICAD e dos centros de desenvolvimento e inclusão juvenil (CDIJ), “como entidades que lidam diretamente com públicos de maior risco”.

Com duas ações de formação realizadas em São Miguel e na Terceira, a Direção Regional de Prevenção e Combate às Dependências vai dar continuidade nos Açores ao programa “Eu e os Outros”. 

Este programa, a desenvolver junto da rede regional de Centros de Desenvolvimento e Inclusão Juvenil (CDIJ), visa proporcionar um suporte para a dinamização de grupos de jovens entre os 12 e os 18 anos, com o objetivo de reforçar o enfoque na abordagem preventiva, enquanto promove a educação para a utilização de recursos na comunidade e sítios de referência na área da promoção da saúde, do desenvolvimento pessoal e social.

Entre dezembro de 2021 e junho de 2022, cerca de 130 jovens beneficiaram da primeira aplicação do programa no arquipélago, com o apoio de 20 formadores. O alargamento da sua implementação tem sido ponderado não só pela perceção da Direção Regional, de que este é um programa de prevenção muito válido, mas também por solicitações de instituições.

© Governo dos Açores | Fotos: SRSD

Partilhar