1 de Fevereiro 2023 - Publicado há 420 dias, 19 horas e 17 minutos
Governo dos Açores reforça presença da Academia Empreendedora – Escola de Líderes em contexto universitário
location Ponta Delgada

Secretaria Regional da Juventude, Qualificação Profissional e Emprego

O Governo dos Açores, através da Secretaria Regional da Juventude, Qualificação Profissional e Emprego, assinou esta terça-feira um protocolo de cooperação com a Universidade dos Açores para a implementação da edição universitária da Academia Empreendedora – Escola de Líderes.

Na ocasião, que decorreu no campus de Ponta Delgada da UAç, Maria João Carreiro enalteceu a “estreita e empenhada articulação entre o Governo dos Açores e a Universidade dos Açores” com vista à “construção de respostas comuns para desafios e necessidades da região”, neste caso para dar um renovado impulso à educação para o empreendedorismo em ambiente escolar.

A edição universitária da Academia Empreendedora – Escola de Líderes, promovida através da Direção Regional da Juventude, decorre entre março e abril e assenta num curso/programa de ideação digital, certificado, que versa temáticas como conceitos básicos de empreendedorismo, planos de negócio, canais de financiamento, ‘start-ups’ e técnicas de ‘pitch’, por exemplo.

“Através deste curso, os jovens participantes vão poder adquirir competências diferenciadoras, ao mesmo tempo em que são desafios a pensar em ideias que poderão vir a ser transformadas em projetos de empreendedorismo, com os benefícios que daí decorrem para a criação de negócios, para o autoemprego e para a modernização da economia”, explica Maria João Carreiro.

As três melhores ideias selecionadas por concurso irão concorrer no I9. Açores – Academia Jovem de Ideias Inovadoras, entre os dias 31 de maio e 2 de junho, na ilha de São Jorge.

A titular da pasta da Juventude, Qualificação Profissional e Emprego frisou, ainda, que a edição universitária da Academia Empreendera tem como objetivo “identificar talentos, colocar os jovens a pensar sobre formas de potenciar os recursos e as riquezas da região e acelerar a ligação dos jovens universitários, que estão a terminar os estudos, com o mundo empresarial e profissional”.

“A Universidade dos Açores, enquanto parceira da Academia Empreendedora, terá um papel essencial não só na disseminação do programa e mobilização dos estudantes universitários, mas também na certificação do curso e na cedência de meios técnicos e recursos”, acrescentou.

Podem inscrever-se na edição universitária da Academia Empreendedora jovens inscritos no Ensino Superior, residentes ou naturais dos Açores, incluindo estudantes fora da região.

A sessão de assinatura do protocolo de cooperação arrancou com uma atuação dos Tunídeos, Tuna Masculina da Universidade dos Açores, seguida de debate com Teresa Tiago, Professora da UAç, Carlota Dâmaso, colaboradora da InUAc, e Rodrigo Carvalho, vencedor da 1.ª edição do I9.Açores – Escalão Universitário, com moderação de Daniela Álvares, professora da UAç.

A Academia Empreendedora – Escola de líderes é um programa de capacitação e educação não-formal para o empreendedorismo que percorre todos os ciclos de ensino, desde o 1.º ciclo até ao Ensino Superior, passando pelo Ensino Profissional e pelas IPSS, envolvendo, este ano, cerca de 30 escolas da região, 1.000 alunos e 60 agentes educativos.

© Governo dos Açores | Fotos: SRJQPE

Partilhar