23 de Janeiro 2023 - Publicado há 429 dias, 21 horas e 24 minutos
Clélio Meneses destaca importância do Conselho Regional de Saúde 
location Angra do Heroísmo

Secretaria Regional da Saúde e Desporto

Sob a presidência do Secretário Regional da Saúde e Desporto está reunido hoje em Angra do Heroísmo o Conselho Regional de Saúde.

Na abertura dos trabalhos, Clélio Meneses destacou a importância da reunião, “que pretende partilhar e receber contributos para o novo Plano Regional de Saúde”.

“Será um documento estruturante para a década e para o qual já recebemos 28 contributos, sendo que isto demonstra a vontade da sociedade, organizada ou não organizada, de apresentar o seu contributo”, referiu.

No Conselho Regional de Saúde, que esteve inativo nos últimos anos, têm assento representantes de diversos sectores da sociedade açoriana, ligados, ou não, à Saúde, a quem o governante solicitou a reflexão sobre a “reorganização estrutural com pensamento estratégico” que o Executivo regional pretende levar a cabo.

“Dos 43 indicadores do anterior Plano Regional de Saúde, apenas 12 foram cumpridos”, adiantou Clélio Meneses, sustentando que “é essencial identificar problemas, antes de avançar para as medidas, e os problemas são estruturais”.

Nesta reunião, o Coordenador do novo Plano Regional de Saúde, João Sarmento, apresentou o resultado do diagnóstico entretanto feito ao SRS, tendo o Secretário Regional da Saúde e Desporto reiterado “a necessidade de resolver os problemas estruturais”.

Um dos principais, o financiamento do setor, foi um dos temas lançados pelo governante para reflexão dos conselheiros. 

”Até que ponto este sistema, gratuito e universal é sustentável financeiramente para o Estado? Deixo o repto para a reflexão”, disse.

Os sobrecustos da Saúde, a insuficiência de recursos, a fixação de profissionais, o envelhecimento da população, bem como a necessidade de recuperação de infraestruturas e equipamentos, são outras questões em debate na reunião do Conselho Regional de Saúde.

O Secretário Regional colocou ainda em evidência o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), que destina 30 milhões de euros à Saúde nos Açores, dos quais 8,3 milhões só para equipamentos. “Temos de aproveitar isto na máxima potencialidade, para modernizar serviços e apostar na digitalização da Saúde”, reiterou.

Por outro lado, Clélio Meneses insistiu “na necessidade de um pacto de regime na Saúde”, defendendo que “o sector não pode ficar condicionado por questões políticas, partidárias ou ideológicas, funcionando de costas voltadas. É necessário um compromisso alargado para alcançarmos bons resultados”.

Por último, o titular da pasta da Saúde do Executivo dos Açores saudou o bom desempenho do Serviço Regional da Saúde em 2022 e considerou que o mesmo “é bom e funciona bem”.

“O SRS realizou 10 mil cirurgias num ano, um milhão de consultas, e milhões de exames, tendo ainda realizado cerca de 400 evacuações, e não vi ninguém fazer notícia com isto”, referiu Clélio Meneses, considerando que “as boas notícias servem para tranquilizar a população e isto tem a ver com literacia em Saúde”.

© Governo dos Açores | Fotos: SRSD

Partilhar