17 de Janeiro 2023 - Publicado há 436 dias, 18 horas e 35 minutos
Presidente do Governo garante ecossistema espacial nos Açores com interesses das populações acautelados
location Vila do Porto

Presidência do Governo Regional

O Presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, reiterou hoje a importância para a região, e para Santa Maria em concreto, do ecossistema espacial que está em marcha, sinalizando que todos os interesses das populações, em várias matérias, estarão sempre salvaguardados.

“Há uma garantia que quero deixar aos marienses e aos açorianos: acauteláramos sempre a avaliação ambiental e a segurança das populações. Move-nos a modernização, o posicionamento geoestratégico, o valor económico e de prestígio mundial que a Europa, à custa de Portugal e dos Açores, adquire com este ecossistema, mas sempre com os interesses dos residentes acautelados”, declarou o governante.

José Manuel Bolieiro falava na Vila do Porto, em Santa Maria, a propósito de uma visita de Elvira Fortunato, ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, à ilha açoriana.

A ideia de “desenvolvimento sustentável” será também, nesse sentido, prosseguida na matéria da investigação espacial.

“Estamos a fazer no tempo certo. Não houve perda de tempo. Há sim avaliação e uma cronologia de fazer bem o que tem de ser feito nesta matéria”, sublinhou o Presidente do Governo.

José Manuel Bolieiro assinalou ainda que este “não é um exercício de disputa de protagonismos”, mas sim de “convergência” em prol de uma estratégia europeia, nacional, regional e municipal – com os contributos da autarquia de Vila do Porto.

Na visita de Elvira Fortunato a Santa Maria foi acordada a extensão do acordo entre Portugal e a ESA para a operação e exploração da Estação da ESA em Santa Maria e deu-se também a assinatura da escritura da concessão dos terrenos do Cartódromo à Agência Espacial Portuguesa

Também o Subsecretário Regional da Presidência, Pedro de Faria e Castro, e o Presidente da Agência Espacial Portuguesa, Ricardo Conde, acompanharam a visita à chamada ilha do sol.

© Governo dos Açores | Fotos: MM

Partilhar