12 de Janeiro 2023 - Publicado há 468 dias, 22 horas e 35 minutos
“Açores na Rota da Energia” em todas as ilhas da região
location Ponta Delgada

Secretaria Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas

As sessões de informação e formação sobre energia intituladas “Açores na Rota da Energia” vão percorrer todas as ilhas da região, realizando-se sessões, ainda durante o mês de janeiro, na Terceira e na Graciosa.

Trata-se de uma iniciativa da Secretaria Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas, através da Direção Regional da Energia, promovida em colaboração com a ADENE – Agência para a Energia, na sequência de um protocolo já celebrado entre as referidas entidades.

Estas sessões são direcionadas aos cidadãos, às escolas, à administração pública é às empresas.

No caso das escolas, o principal objetivo é sensibilizar os alunos do 3.º ciclo para a temática das alterações climáticas e para a importância da energia neste domínio, alertando para a relevância do compromisso individual da poupança energética, através das mudanças de comportamento no seu dia a dia, com vista, designadamente, à poupança de energia.

Nos restantes casos, as formações pretendem promover o aprofundamento dos conhecimentos em matéria de eficiência e poupança energética e abordar a importância de ler e interpretar a fatura elétrica e a nova etiqueta de energia. São, ainda, abordados os sistemas de incentivo disponíveis nos Açores com o objetivo de promover o recurso a fontes de energia renováveis para obtenção de poupança e redução da fatura de energia.

De modo geral, pretende-se envolver os açorianos, sensibilizando-os para a sustentabilidade por via da energia, um importante passo para a promoção de uma sociedade assente numa economia de baixo carbono.

“Açores na Rota da Energia” irá chegar a todos as ilhas até ao final de 2024, tendo já decorrido sessões em São Miguel e em Santa Maria.

As referidas ações de formação e sensibilização enquadram-se, também, no projeto europeu LIFE IP CLIMAZ, que pretende auxiliar a região na persecução dos seus objetivos no âmbito da eficiência, poupança e mitigação dos efeitos das alterações climáticas.

© Governo dos Açores

Partilhar