30 de Novembro 2022 - Publicado há 1040 dias, 8 horas e 32 minutos
Governo dos Açores aposta na divulgação, educação e cultura científica para o Espaço como alicerce para crescimento do setor
location Ponta Delgada

Estrutura de Missão dos Açores para o Espaço

O Governo dos Açores, através da Estrutura de Missão dos Açores para o Espaço (EMA – Espaço), está a reforçar a sua aposta na divulgação, educação e cultura científica, um dos eixos prioritários da “Estratégia dos Açores para o Espaço”. O objetivo é preparar e motivar gerações de jovens açorianos científica e tecnicamente aptos para as oportunidades que o setor espacial poderá oferecer nos Açores.

A motivação dos alunos em idade escolar para esta área específica envolve a existência de uma comunidade docente ativa e orientada para a temática do Espaço, pelo que foi criada em setembro deste ano a ASTN – Azores Space Teachers Network. Esta rede atua como veículo de disseminação de iniciativas, partilha de recursos e projetos, bem como um fórum para a discussão de propostas e iniciativas no âmbito da integração das ciências e tecnologias espaciais em atividades curriculares e extracurriculares.

A ASTN conta já com 60 docentes de unidades de ensino públicas e privadas de todos os níveis de ensino, escolas profissionais e colégios de todas as ilhas da região, e oito instituições parceiras.

A região associou-se, também, à iniciativa nacional “O Espaço Vai Escola” que assinala anualmente a Semana Mundial do Espaço, contribuindo com a angariação de ações dinamizadas por cientistas, engenheiros e técnicos envolvidos direta ou indiretamente com o ecossistema espacial dos Açores.

Estas ações foram realizadas presencialmente nas escolas da região, mas também online, através da plataforma do ESERO-Portugal, dando visibilidade nacional às atividades que se fazem nos Açores no contexto do setor espacial.

Ainda no âmbito da Semana Mundial do Espaço, realizaram-se, no final de novembro, três conferências dinamizadas pelo astrofísico e comunicador de ciência Cláudio Melo da Agência Espacial Portuguesa: duas na ilha de São Miguel, ambas no dia 25 de novembro, e uma em Santa Maria a 26 do mesmo mês.

Foi lançada recentemente uma edição experimental do CanSat Júnior - Açores, projeto educativo que a região dinamizará em parceria com o ESERO-Portugal e a Ciência Viva, com o apoio da Agência Espacial Europeia (ESA) e da Agência Espacial Portuguesa. Trata-se de um projeto destinado ao ensino básico que consiste na construção e lançamento de um microssatélite do tamanho de uma lata de refrigerante e respetiva recolha de dados sensoriais por telemetria. Participam nesta edição experimental 15 equipas, envolvendo cerca de 90 alunos de escolas de sete ilhas da região, com a final do concurso a realizar-se em Santa Maria (26 e 27 de maio de 2023). O CanSat Júnior assume-se como percussor do projeto europeu CanSat para alunos do ensino secundário, cuja etapa nacional se pretende voltar a realizar na Região Autónoma dos Açores.

Aproveitando a pausa letiva antes das férias do verão de 2023, realiza-se em Santa Maria o SPACE Summer Teacher Workshop’23, na segunda quinzena de julho. Durante seid dias, 20 professores participarão em atividades formativas no formato de oficina de trabalho e hackathon, para além de atividades em unidades do ecossistema espacial da ilha. Neste ‘workshop’ serão trabalhadas estratégias de TRM (Team Resource Management) como competência transversal a todas as áreas científicas e de engenharia, incluindo as afetas ao setor do Espaço, conferindo aos docentes competências adicionais como recursos de trabalho nas suas atividades letivas e projetos.

Em outubro de 2023, a região será palco de um “Acampamento em Marte” com a instalação de uma “base marciana” em Santa Maria, onde “astronautas açorianos” se juntarão a colegas de todo o país. Neste projeto do ESERO-Portugal, aberto a alunos de todos os estabelecimentos de ensino da região, os “astronautas” participarão num conjunto de atividades durante dois dias nos domínios do trabalho em equipa e saúde mental, saúde e corpo humano, sobrevivência, veículos e comunicações espaciais.

Todas as atividades previstas contam com diversas parcerias, nomeadamente com a Agência Espacial Portuguesa, a delegação portuguesa do ESERO (European Space Education Resource Office), a Ciência Viva - Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica, a Associação RAEGE Açores, a Edisoft – Defense and Aerospace, gestora do Teleporto de Santa Maria, o Expolab – Centro de Ciência, o OASA – Observatório Astronómico de Santana, o Município de Vila do Porto, a Escola Básica e Secundária de Santa Maria e a ANACOM.

Este conjunto de iniciativas é dinâmico pelo que, existindo oportunidade, outras ações poderão ser promovidas caso surjam projetos de interesse para os Açores no domínio da motivação e literacia da comunidade açoriana para a importância e condição estratégica do setor espacial, consolidação e desenvolvimento do ecossistema espacial dos Açores e o seu enquadramento nos ecossistemas nacional e europeu.

A EMA-Espaço é uma estrutura que atua na dependência do gabinete do Subsecretário Regional da Presidência e tem como objetivo gerir, administrar e coordenar todas as infraestruturas e atividades técnico-científicas, direta ou indiretamente relacionadas com o Espaço e setor aeroespacial, a desenvolver na Região Autónoma dos Açores, bem como assegurar a implementação e monitorização da “Estratégia dos Açores para o Espaço”.

© Governo dos Açores

Partilhar