20 de Novembro 2022 - Publicado há 516 dias, 18 horas e 31 minutos
Nota à imprensa
location Angra do Heroísmo

Secretaria Regional da Saúde e Desporto

A propósito de notícia hoje veiculada, referindo queixas sobre insuficiência de apoio financeiro do Governo Regional à atividade dos institutos hospitaleiros (Casas de Saúde), o Secretário Regional da Saúde e Desporto esclarece:

1 - Desde que tomou posse, o atual Executivo encetou contactos com os institutos hospitaleiros na Terceira e em São Miguel, no sentido de perceber a realidade e estabelecer diálogo para resolver dificuldades. Do primeiro contacto com estas instituições, ficou claro um enorme constrangimento financeiro, por falta de transferências de verbas do governo anterior, bem como pela falta da atualização de diárias entre 2008 e 2020. Em 2021, o atual Governo amortizou dívida e atualizou em 12% as diárias, que passaram de 37,50 euros para 42 euros.

2 – O Governo Regional dos Açores está a desenvolver trabalho específico neste âmbito, apurando as melhores e mais convenientes soluções, para resolver uma herança pesada e inexplicável. A saúde mental é uma das prioridades no atual mandato, e mereceu a elaboração de um Programa Regional, já em vigor.

3 – O Secretário Regional da Saúde e Desporto mantém em aberto o diálogo com os institutos hospitaleiros e manifestou já aos representantes dos institutos, toda a disponibilidade para um trabalho conjunto, no sentido de encontrar consensos, no âmbito da responsabilidade das partes.

© Governo dos Açores

Partilhar