2 de Novembro 2022 - Publicado há 534 dias, 20 horas e 24 minutos
Clélio Meneses saúda primeira evacuação médica entre Açores e Madeira
location Angra do Heroísmo

Secretaria Regional da Saúde e Desporto

O Secretário Regional da Saúde e Desporto, Clélio Meneses, saudou hoje a realização com sucesso da primeira evacuação médica entre a Região Autónoma dos Açores e a Região Autónoma da Madeira.

Na tarde do passado sábado, constatou-se a necessidade de transferência de uma grávida de gémeos, com 25 semanas e quatro dias, em fase inicial de trabalho de parto.

Considerando a inexistência de capacidade dos serviços de neonatologia da Região Autónoma dos Açores para receber neonatos com esta idade gestacional, é, normalmente e em situações idênticas, realizada evacuação para hospitais centrais no território continental português.

Perante a incapacidade revelada por tais hospitais centrais para receber a grávida em causa, foi dada indicação para levar por diante os acordos celebrados entre os Governos das duas regiões autónomas, nomeadamente na área da Saúde e, especificamente, os contactos estabelecidos entre a Diretora Clínica do Hospital de Santo Espírito da Ilha Terceira e a Diretora do Serviço de Neonatologia do Hospital Dr. Nélio Mendonça, no sentido de assegurar a possibilidade de transferir neonatos com menos de 27 semanas para esta unidade hospitalar.

Assim, na noite de 29 de outubro, essa possibilidade concretizou-se com o Hospital do Funchal a receber a grávida no respetivo serviço de obstetrícia, garantindo os cuidados neonatais necessários.

Perante o risco iminente de parto a bordo, o tempo da evacuação revelou-se decisivo para o sucesso da mesma, que foi realizada pela Força Aérea Portuguesa com profissionais do Hospital de Santo Espírito da Ilha Terceira: dois médicos anestesistas, uma médica neonatologista e uma enfermeira especialista em obstetrícia.

De facto, o tempo mais curto da evacuação foi determinante na entrega da grávida clinicamente estável e na probabilidade de viabilidade dos prematuros.

Felizmente, no dia de ontem, nasceram com vida os gémeos e foi assegurada a saúde da progenitora.

Clélio Meneses felicitou os intervenientes nesta operação e agradeceu ao seu congénere do Governo madeirense, Pedro Ramos, afirmando que “com esta boa articulação entre ambos os governos regionais e os respetivos serviços de saúde”.

“Assim são garantidas melhores condições de vida para os nossos concidadãos e cumprimos com a nossa obrigação política", concretizou.

© Governo dos Açores | Fotos: SRSD

Partilhar