Hospital do Divino Espírito Santo é “referência pendular” do Serviço Regional de Saúde, diz Presidente do Governo
Presidência do Governo Regional
O Presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, definiu hoje o Hospital do Divino Espírito Santo (HDES), em Ponta Delgada, como uma “referência pendular” do Serviço Regional de Saúde, elogiando a “missão e compromisso” dos trabalhadores.
“Na saúde, o ser humano revela a sua maior fragilidade. É bom ter apoio e intervenção destas instituições. Acompanho o Conselho de Administração na justa homenagem de afirmação e coesão do trabalho em equipa. Ninguém é dispensável e todos são essenciais em equipa”, sublinhou o governante.
José Manuel Bolieiro falava no encerramento da sessão comemorativa do 23.º aniversário do HDES, um evento “celebrativo, mas significativo”, e em que horam homenageadas trabalhadores e trabalhadores.
“A saúde é decisiva para o desenvolvimento dos Açores e das nossas comunidades, e há uma clara noção que sistema de saúde deve priorizar enquanto elemento decisivo o Serviço Regional de Saúde”, prosseguiu o Presidente do Governo.
De todo o modo, reconheceu, tem de haver um “aperfeiçoamento constante” do sistema, em ligação com o setor privado e social.
O HDES, “apesar de situado em Ponta Delgada, serve os Açores inteiros”, inclusive de turistas que se deslocam à região, lembrou José Manuel Bolieiro.
“Não ignoramos o ponto de partida, de subfinanciamento crónico” de anteriores governos, lembrou ainda, numa altura em que prepara a entrega da proposta de Plano e Orçamento para 2023, que abarca um reforço de verbas para o setor.
E vincou: “Estamos melhores que ontem e prontos para assumir responsabilidades de estar melhor amanhã”.
Após a sessão no HDES, José Manuel Bolieiro deslocou-se ao Teatro Micaelense, onde presidiu à sessão de abertura das XVIII Jornadas de Diabetologia, integradas no Congresso de Endocrinologia e Nutrição dos Açores.
Na ocasião, o Presidente do Governo lembrou a necessidade de se promover uma “literacia em saúde”, insistindo na prevenção como melhor arma de combater a doença.
O Congresso de Endocrinologia e Nutrição é organizado pelo médico Rui César, profissional que mereceu palavras de elogio e reconhecimento do Presidente do Governo Regional.
No evento, com dezenas de participantes de todo o país, José Manuel Bolieiro deixou palavras de apreço aos profissionais de saúde, lembrando o empenho e competência demonstrados recentemente com a pandemia de covid-19.