11 de Outubro 2022 - Publicado há 562 dias, 5 horas e 17 minutos
Presidente do Governo enaltece investimentos privados no Pico na área das conservas e turismo
location Madalena

Presidência do Governo Regional

O Presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, elogiou hoje o “impulso confiante” de empreendedores e empresários na ilha do Pico, saudando investimentos que vão gerar criação de riqueza e emprego na ilha.

Hoje, dia do segundo de três dias de visita estatutária à ilha, o Governo dos Açores arrancou o dia com uma visita às obras da nova fábrica de conserva da Conseran, na Madalena, elogiando José Manuel Bolieiro a estratégia da empresa de investimento na “economia de confiança e geradora de emprego” que é a dos Açores.

“Estive aqui no lançamento da primeira pedra e agora vejo já uma obra com notoriedade e dimensão. Deixo em nome do Governo elogios à credibilidade deste investimento. Aqui, passou-se da palavra aos atos, ao contrário de outros que geraram expetativa e nada realizaram”, sublinhou o governante.

O Presidente do Governo defendeu ainda que este é um investimento inovador, na área da economia azul, pois apostará, para além das conservas de atum, em explorar produtos referentes à lula e à cavala.

Posteriormente, o governante inaugurou a Casa do Brasão, um turismo de habitação nas Lajes do Pico, lembrando a “sustentabilidade, identidade e genuinidade” do investimento, que garante “charme” ao município do Pico com uma nova oferta turística.

“A aposta estratégica que Governo tem, e que tem vindo a ser confirmada, é a de olhar o turismo como um pilar de criação de riqueza e de afirmação dos Açores no contexto nacional e internacional”, prosseguiu José Manuel Bolieiro, aludindo a distinções recentes do arquipélago nesta matéria.

“A Casa do Brasão é história, presente e terá muito sucesso no futuro”, prosseguiu ainda.

Antes, o governante deslocou-se à Escola Básica e Secundária da Madalena, onde contactou com professores e docentes do 5.º e 8.º ano e observou o contacto direto no contexto da aprendizagem com equipamentos portáteis e manuais digitais.

Na visita estatutária, o Governo apresentou a reabilitação do porto de São Roque do Pico, anunciando para o primeiro trimestre de 2023, o lançamento do concurso para a obra de proteção da orla costeira e o ordenamento do cais comercial.

“É, para mim, uma excelente notícia. Tive oportunidade de aqui ter apostado forte no desenvolvimento do Pico e de São Roque, com esta obra, que protege e valoriza o Cais do Pico, separando, de forma inequívoca, o setor comercial, o setor de passageiros, o setor das pescas e um futuro setor da náutica de recreio”, declarou José Manuel Bolieiro sobre este ponto.

Esta tarde, o Governo dos Açores reúne-se ainda com a autarquia das Lajes do Pico, decorrendo de noite mais uma edição do Fórum Autonómico, desta vez com Carlos Coelho, gestor e criador de marcas, como orador convidado. Antes ainda, haverá a assinatura de um protocolo com a Santa Casa das Lajes do Pico.

A visita estatutária do Governo Regional ao Pico termina na quarta-feira.

© Governo dos Açores | Fotos: MM

Partilhar