21 de Setembro 2022 - Publicado há 575 dias, 20 horas e 32 minutos
Vice-Presidência do Governo concede apoio superior a 65 mil euros a cidadãos portadores de deficiência
location Angra do Heroísmo

Vice-Presidência do Governo Regional

A Vice-Presidência do Governo, através da Direção Regional da Ciência e Tecnologia, concedeu, este ano, mais de 65 mil euros a instituições acolhedoras de cidadãos portadores de eficiência, destinados à aquisição de equipamentos e ‘software’, básicos e específicos, para utilização por cidadãos com deficiência.

De acordo com Artur Lima, Vice-Presidente do Governo, as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) são, cada vez mais, um “recurso auxiliar de especial importância como fator promotor da autonomia e da integração social, educativa e profissional”.

Segundo o governante, a “transição digital pode e deve contribuir para o progresso do setor solidário e para a melhoria dos cuidados prestados por associações e instituições de âmbito social”.

“O XIII Governo Regional dos Açores entende que as políticas de ciência, tecnologia e investigação devem ser desenvolvidas, tendo o bem comum como finalidade”, considerou.

Esta é uma iniciativa da Vice-Presidência, implementada através da Direção Regional da Ciência e Tecnologia, que se materializam através da abertura periódica de concursos públicos, ao abrigo do sistema de atribuição de incentivos financeiros PRO-SCIENTIA.

Foi neste âmbito que, em 2022, foram, já apoiadas 24 instituições, em várias ilhas dos Açores, das quais 14 são associações de apoio a cidadãos portadores de deficiência, três são Escolas Básicas Integradas, uma é Escola Secundária e seis são Santas Casas da Misericórdia da região.

A par desta medida de apoio a instituições, prevê-se que, até final do ano, seja lançada uma nova edição de 2022 para apoio direto à aquisição de equipamentos por parte de cidadãos portadores de deficiência, estando prevista uma dotação total na ordem dos 80 mil euros.

© Governo dos Açores | Fotos: VPG

Partilhar