20 de Setembro 2022 - Publicado há 584 dias, 19 horas e 24 minutos
Governo Regional promove a realização da Rota da Energia nos Açores
location Ponta Delgada

Secretaria Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas

A Secretaria Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas, através da Direção Regional da Energia, e a ADENE – Agência para a Energia estão a promover na região a iniciativa “Rota da Energia”, uma ação que se materializa em sessões de informação e formação sobre energia, proporcionando o reforço do conhecimento nesta matéria.

As sessões realizadas neste âmbito, que até ao momento apenas decorriam em Portugal continental, são direcionadas às escolas, à administração pública, às empresas e aos cidadãos e pretendem alertar para a importância da ação individual na construção de uma sociedade energeticamente mais sustentável, disponibilizando as ferramentas necessárias para que a transição energética ocorra com o contributo de todos os açorianos.

A iniciativa, que na Região se intitula “Açores na Rota da Energia”, irá chegar a todos as ilhas do arquipélago, tendo-se realizado a primeira sessão ontem em São Miguel, e decorrido hoje três sessões na ilha de Santa Maria.

As referidas ações de formação e sensibilização enquadram-se, ainda, no LIFE IP CLIMAZ, um projeto com um consórcio multidisciplinar liderado pela Secretaria Regional do Ambiente e Alterações Climáticas, que pretende auxiliar a região na persecução dos seus objetivos no âmbito do Plano Regional para as Alterações Climáticas.

“Açores na Rota da Energia” é a primeira consequência prática de um protocolo de cooperação firmado ontem entre a Secretaria Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas, através da Direção Regional da Energia, e a ADENE – Agência para a Energia. Este é um acordo que pretende assegurar o reforço das ações a promover rumo à transição energética nos Açores, com o apoio daquela agência nacional.

No âmbito desta cooperação, entre outras ações, pretende-se garantir o aumento do desempenho energético do edificado regional, por via da adaptação, implementação e acompanhamento do Sistema de Certificação Energética de Edifícios dos Açores (SCE Açores) e da implementação de medidas provindas dos planos nacionais e regionais na matéria.

Ainda, no caso dos edifícios de serviços, a melhoria da eficiência energética vai acontecer pelo reforço da parceria no âmbito do ECO.AP – Programa de Eficiência de Recursos na Administração Pública, que decorre de modo a contribuir para a descarbonização das atividades do setor público.

© Governo dos Açores

Partilhar