2 de Setembro 2022 - Publicado há 600 dias, 20 horas e 38 minutos
Apoios sociais excecionais para mitigar efeitos da inflação já foram pagos
location Angra do Heroísmo

Vice-Presidência do Governo Regional

A Vice-Presidência do Governo, através do Instituto de Segurança Social dos Açores (ISSA), informa que já foram pagos os apoios excecionais, criados devido aos efeitos sociais da inflação na Região Autónoma dos Açores, sendo que o valor total a pagamento ascendeu a mais de 800 mil euros. 

Foram apoiados 24.680 pensionistas com o apoio extraordinário de dez euros ao COMPAMID, tendo sido desembolsado cerca de 247 mil euros, enquanto 31.598 beneficiários do CAAF foram contemplados com um apoio excecional de dez euros, com valor pago a ascender a perto de 316 mil euros.

Quanto ao apoio de 20 euros destinado às famílias beneficiárias de tarifa social de eletricidade, o mesmo teve por referência o mês de junho e permitiu abranger 12.202 agregados familiares. Com esta medida, foi despendido 244 mil euros. 

Segundo o Vice-Presidente do Governo, Artur Lima, estas medidas de apoio social temporárias serviram para acudir às famílias mais vulneráveis, devido ao aumento do preço dos bens essenciais. 

Artur Lima reiterou que, a par das medidas sociais adotadas, o Governo dos Açores agiu por antecipação em relação à inflação, o que permitiu que os açorianos tivessem mais rendimento disponível, lembrando como exemplo a isenção das mensalidades em creche. 

Em julho de 2022, o Governo Regional dos Açores aprovou, em Conselho do Governo, nas Velas, um conjunto de três medidas de apoio social para fazer face ao aumento da inflação e do custo de vida no arquipélago, decorrente do impacto da guerra no leste da Europa. 

© Governo dos Açores | Fotos: VPG

Partilhar